Direito de Resposta

No pressuposto dos artigos 24º, 25º,26º e 27° da atual Lei de Imprensa, o secretário geral do partido político Juntos pelo Povo (JPP), Élvio Duarte Martins Sousa, considerando que o JPP foi visado no texto do Sr. Emanuel Basílio, na secção cartas do leitor, na edição imprensa do DIÁRIO, de domingo, 26 de fevereiro, página 28, com o título “Os bananas do JPP”, vem solicitar a publicação integral do seguinte texto entre aspas, e com igual relevo.

JPP responde ao monopólio da GESBA

Depois do silêncio mediático a que nos votaram os dois matutinos da Região quando anunciamos na sexta-feira passada a fiscalização que pretendemos fazer às contas da GESBA, o DÍARIO publica no domingo uma carta de leitor de um bananicultor de seu nome

Emanuel Basílio com o sugestivo título “Os bananas do JPP”. São critérios editoriais que justificam estas opções ... Não é caso virgem.

Sem nunca contestar os números apresentados pelo JPP e que referem que a GESBA paga 6,7 milhões aos bananicultores, de um volume de vendas de 18,92 milhões, sem nunca explicarem o que fazem com os restantes 12,17 milhões, o produtor de banana Emanuel Basílio discorre sobre o carácter dos bananicultores que não alinham na sua narrativa

apelidando-os de crápulas e sujeitos malformados. Por aqui já se vê a índole do cronista e o “andar da carruagem”.

Na parte que nos toca, vamos continuar a nossa tarefa de fiscalização para que se saiba

efetivamente onde são aplicados os 12 milhões que resultam da diferença entre o que é vendido e aquilo que é pago aos bananicultores. Sabemos que existem custos de produção, mas uma empresa que apresenta custos que representam 64,3% do volume de vendas não pode estar a ser bem gerida.

O que o JPP pretende com este olhar fiscalizador sobre as contas da GESBA é ver esclarecidas estas dúvidas que a empresa pública teima em não apresentar. Quem não deve não teme . O Governo Regional também tem “culpas no cartório” ao mostrar-se conivente com estas práticas de pouca transparência.

Quanto ao Sr. Basílio, “os bananas do JPP” não brincam com o suor dos produtores de banana. O que queremos é aliviar a “canga monopolista” que a GESBA impõe a quem trabalha a terra . O que não nos parece que seja o caso do senhor. Quem tem calos nas mãos nunca poderá defender a exploração da GESBA.”

Secretário-geral dos Juntos Pelo Povo
Élvio Duarte Martins Sousa