5 Sentidos

Novo número da revista Arquivo Histórico da Madeira foi apresentado hoje

None

O Centro e Estudos de História do Atlântico – Alberto Vieira acolheu, esta segunda-feira, a apresentação do n.º 5 da revista Arquivo Histórico da Madeira, Nova Série, que conta com 16 artigos, frutos da colaboração de vários autores.

Trata-se – conforme sublinhou o Secretário Regional de Turismo e Cultura, durante a cerimónia de apresentação da revista – de um verdadeiro “encontro de saberes”.

“É de uma diversidade de conhecimento, duma transversalidade que é muito difícil qualquer um de nós não se sentir atraído, [pelo menos], por um artigo, por duas entradas ou três entradas”, frisou Eduardo Jesus.

O governante reforçou ainda que essa mesma transversalidade, patente neste número, “afirma sobremaneira a utilidade desta publicação”, nomeadamente enquanto “repositório” de “conhecimento sistematizado”, de “fonte fidedigna”, “que está à nossa disposição”.

“É um serviço que se está a prestar à História, à memória”, acrescentou o secretário com a tutela da Cultura, dirigindo ainda palavras de agradecimento a “todos aqueles que participam no processo da investigação”, bem como ao conselho editorial e científico que emprestam o “carimbo da qualidade” a esta revista.

À semelhança dos anteriores, este número, respeitante ao corrente ano de 2023, é publicado em suporte digital e fica alojado em linha, na página institucional da DRABM – https://ahm-abm.madeira.gov.pt/ –, permitindo o acesso livre e gratuito.