Madeira

Jornalista do DIÁRIO lança hoje obra inédita sobre as Levadas da Madeira

O lançamento do livro acontece pelas 17h30, no Museu da Electricidade - Casa da Luz

None

Ao longo das 270 páginas, o autor traça uma viagem pela história das levadas da Madeira

Realiza-se hoje, às 17h30, no Museu da Eletricidade - Casa da Luz, no Funchal, o lançamento do inédito livro 'Levadas da Madeira - Uma Herança para o Mundo', da autoria de Marco Livramento, jornalista do DIÁRIO.

A apresentação desta obra que, seguramente, se tornará numa referência histórica regional, será feita por Susana Fontinha, coordenadora dos trabalhos de preparação da candidatura das Levadas da Madeira a Património Mundial.

O livro, que é editado pela Empresa Diário de Notícias, tem prefácio de Susana Prada, secretária regional de Ambiente, Recursos Naturais e Alterações Climáticas, e contará com uma versão em português e outra em inglês, cujo trabalho de design e paginação é da responsabilidade de Ricardo Ferreira.

Esta obra surgiu com o intuito de traçar a história das levadas da Madeira ao longo dos tempos, dividindo a abordagem em cinco períodos temporais, que correspondem a outros tantos capítulos. 

O objectivo passou, em grande parte, por procurar abalizar a história das levadas da Madeira com recurso a fontes primárias, aos documentos, dando destaque aos aspectos que ditaram o curso da história da Madeira e a forma como hoje encaramos as nossas levadas
Marco Livramento, autor do livro

Assim, nesta viagem pela história destes canais, o autor começa por retratar o surgimento das primeiras levadas, na altura do povoamento do arquipélago da Madeira, abordando depois o momento de menor investimento nestes percursos de água que ocorreu durante os séculos XVI, XVII e parte do XVIII.

Em seguida, o leitor tem a possibilidade de conhecer o momento de um novo fulgor na construção destas infra-estruturas, que aconteceu no século XIX e, na qual o autor entende que é possível abordar quase toda a história da Madeira.

Costumo dizer que as levadas são as veias por onde corre o sangue dos madeirenses mais genuínos. E percorrê-las, hoje, é embrenhar-se na tenacidade de quem, noutros tempos, lutava por sobreviver. As levadas que, ao longo dos tempos, motivaram querelas e confrontos, são hoje autênticos caminhos para conhecer a natureza verdadeira da Madeira Marco Livramento, autor do livro

No capítulo seguinte é dado especial relevo ao papel da Comissão Administrativa dos Aproveitamentos Hidráulicos da Madeira, de cuja acção resultaram, por exemplo, as levadas do Norte ou dos Tornos, dois grandes canais que, ainda hoje, desempenham um papel fundamental no abastecimento de água à população e no regadio agrícola.

Por fim, a última parte do livro destina-se à construção na actualidade, com o autor a se interrogar se "Ainda se constroem levadas?’" para chegar à conclusão que este processo de edificação é algo ininterrupto.

Temos, de facto, um património único, que em boa hora a Região resolveu preservar. Ainda assim, não deixa de ser importantíssimo que todas as partes envolvidas na gestão e na utilização das levadas da Madeira, não apenas as que vão integrar a candidatura a Património Mundial, mas de todos os canais, no geral, assumam um conjunto de compromissos na preservação de um legado que temos a obrigação de deixar para as gerações vindouras. — Marco Livramento, autor do livro Marco Livramento, autor do livro
Parece-me ser fundamental que a valorização deste património comece em cada um de nós, madeirenses. Só assim os que vêm do exterior, os turistas que visitam Madeira trazidos pela curiosidade de desbravar o que temos de mais precioso, as nossas belezas naturais, poderão, também eles, respeitar e valorizar as nossas levadas Marco Livramento, autor do livro

Complementam o livro um glossário de terminologia associada às levadas e uma listagem com o nome das levadas que o autor foi encontrando nos vários documentos consultados.

O livro, que conta com 270 páginas, apresenta-se amplamente ilustrado, não só com fotografias, umas mais recentes, outras do século passado, mas também com mapas ou plantas cartográficas cuja disponibilização ao público surge, em alguns casos, pela primeira vez. As fotografias mais recentes são, na sua maioria, do próprio autor.

Outros eventos regionais que marcam esta sexta-feira:

- 9h00 às 16h00 - O secretário regional Rogério Gouveia visita Porto Santo                       
                   9h00 - Reúne com o Presidente da Camara Municipal;                           
                   10h30 - Reúne com a Presidente da Junta de Freguesia;
                   11h30 - Reúne com a Presidente da Assembleia Municipal;
                   15h00 - Visita o Centro Hípico do Porto Santo
                   16h00 - Visita a Escola Básica e Secundária com Pré-Escolar e Creche Prof. Dr. Francisco Freitas Branco;

- 10h00 - Sessão Ordinária da Assembleia Municipal Santana, no salão nobre da Câmara Municipal;

- 10h00 às 13h00 - Corta-Mato Jovem e Escolar, nos Jardins do Lido, Funchal;

- 10h30 - Pedro Fino visita as três frentes da obra de 'Remodelação da Central Hidroelétrica da Serra de Água', acompanhado por Francisco Taboada;

- 10h30 - PSD-M realiza iniciativa política na Unidade Operacional de Intervenção em Comportamentos Aditivos e Dependências na Madeira (UCAD);

- 11h00 - Apresentação dos resultados de 2022 e acções de 2023 da Savoy Signature, no Savoy Palace;

- 11h00 - Apresentação da Sinistralidade Rodoviária 2022 na Região Autónoma da Madeira, no salão nobre do Comando Regional da Madeira;

- 11h30 - JPP realiza uma iniciativa política com a presença de Élvio Sousa;

- 11h30 - Miguel Albuquerque visita a empresa MDS Win Broker Seguros, no Funchal;

-11h30 - CEPAM e Grupo Sousa celebram protocolo, no Gabinete do Secretário Regional de Educação, no Edifício do Governo Regional;

- 12h00 - Conferência de Imprensa Easyjet sobre a apresentação de novas rotas,  balanço de actividade em 2022 e espectativas e objectivos para 2023, na Quinta Magnólia;

- 16h00 - Concerto de João Francisco Távora (Novas sonatas para flauta de bisel), na sala de exposições temporárias do Museu de Arte Sacra do Funchal;

Museu de Arte Sacra do Funchal acolhe concerto de João Francisco Távora

O Museu de Arte Sacra do Funchal acolhe, esta sexta-feira, 24 de Fevereiro, um concerto de João Francisco Távora, músico profissional da área de música antiga e vencedor da Bolsa de Criação Artística do Funchal.

- 16h00 - Miguel Albuquerque visita as obras, já concluídas, de um caminho municipal em São Vicente;

- 18h00 - Música nos Museus 2023 com o concerto de Filipe Passos e Xico Martins, no Museu A Cidade do Açúcar;

Filipe Passos e Xico Martins tocam no Museu 'A Cidade do Açúcar'

Este será o próximo concerto de 'Música nos Museus'

- 18h00 - Jornada Mundial de Apoio à Ucrânia - 1 Ano da Guerra na Ucrânia, onde será feito um minuto de silêncio por mais de uma centena de milhar de vítimas, em frente à Câmara Municipal do Funchal;

Jornada Mundial de Apoio à Ucrânia no dia 24 de fevereiro

A Associação dos Ucranianos em Portugal apela a todos os portugueses, ucranianos e pessoas de outras nacionalidades, para se juntarem na Jornada Mundial de Apoio à Ucrânia, que terá lugar na sexta-feira, dia 24 de fevereiro, às 18h, na Praça do Município, no Funchal. Data que assinala um ano da invasão da Rússia à Ucrânia.

- 18h00 - Concerto de Quaresma, na Igreja Paroquial do Paul do Mar;

Concertos inéditos na Calheta homenageiam poeta Vasco da Gama Rodrigues

O Centro de Estudos Educação, Cultura e Social da Calheta (CEDCS) promove, este fim-de-semana, no concelho da Calheta, dois concertos inéditos em homenagem ao poeta Vasco da Gama Rodrigues.

-18h30 - Abertura da Exposição internacional 'Islands.2023' com o tema 'Solidariedade', na Galeria Art Center Caravel;

Exposição internacional 'Islands.2023' para ver no Funchal

Mostra pretende homenagear vítimas da guerra na Ucrânia que teve início há um ano

- 19h00 - Gala dos Campeões Regionais do Motocross 2022, na Pousada da Juventude do Funchal;

- 19h30 - Semana de Evangelização na Madeira com o Padre Carlos Macedo, com a celebração de euma eucaristia, no Convento de Santo António (Madre Virgínia), no Lombo dos Aguiares.

Semana de Evangelização na Madeira com a visita do Padre Carlos Macedo

Entre os próximos dias 21 e 28 de Fevereiro, o Padre Carlos Macedo visita a Madeira para uma semana de evangelização junto de jovens e adultos de várias paróquias da Região.

Efemérides:

1530 - Coroação de Carlos V, em Bolonha.

1582 - Gregório XIII estabelece o calendário gregoriano.

1777 - Morre, com 62 anos, o rei D. José. Começa o reinado de D. Maria I.

1786 - Nasce Wilhelm Grimm, filólogo e escritor alemão, autor, com o irmão Jacob, dos "Contos de Grimm".

1821 - Independência do México.

1842 - É proclamada a restauração da Carta Constitucional, no Porto. D. Maria II entrega o Governo ao duque da Terceira.

1843 - Nasce Teófilo Braga, escritor, filólogo e político português. Foi Presidente da República.

1891 - É promulgada a primeira Constituição do Brasil.

1901 - A Igreja Ortodoxa excomunga o escritor russo Leon Tolstoi, autor de "Guerra e Paz".

1912 - António José de Almeida funda o Partido Evolucionista. Divide-se o Movimento Republicano.

1920 - É constituído o Partido Nacional Socialista Alemão, o partido nazi de Adolf Hitler, em Munique.

1969 - Os EUA lançam a sonda espacial Mariner-6, destinada a Marte.

1978 - O ministro do Assuntos Sociais, António Arnault, apresenta o Serviço Nacional de Saúde. O Estado português consagra, pela primeira vez, o acesso universal aos cuidados de saúde, de acordo com a Constituição de 1976.

1983 - É inaugurado o sistema de telecomunicações Atlas, que permite as ligações diretas entre Portugal, o norte de África e a Europa mediterrânica.

1988 - É fundada a Associação de Andebol da Madeira.

1991 - Guerra do Golfo. Começa a ofensiva terrestre das forças aliadas contra as tropas iraquianas no Kuwait, às 01:28, hora de Lisboa, com o avanço de um milhão de soldados e dez mil blindados.

2001 - O futebolista Cristiano Ronaldo marca o primeiro golo por Portugal na II edição do Torneio Internacional de futebol Cidade de Torres Novas e Rio Maior para seleções sub-15. O avançado amplia a vantagem da seleção portuguesa sobre a da África do sul ao fazer o 2-0, em cima do intervalo, aos 40 minutos.

2003 - O Comissário Europeu de Justiça e Interior António Vitorino é condecorado com a Grã Cruz de São Raimundo de Penhafort, do Estado espanhol.

2004 - O Presidente dos EUA, George W. Bush, sanciona a emenda à Constituição dos EUA que proíbe o casamento entre pessoas do mesmo sexo.

2005 - José Sócrates, líder do PS, é convidado a formar Governo pelo Presidente da República, Jorge Sampaio.

2006 - Gripe das aves. O vírus H5N1 é detetado pela primeira vez na Geórgia.

2008 - Raul Castro sucede oficialmente ao irmão Fidel Castro na chefia do Estado cubano, eleito pela nova Assembleia para um mandato de cinco anos. O novo presidente de Cuba anuncia que vai avançar com uma reestruturação da Administração Pública e saúda efusivamente o presidente e as forças armadas da Venezuela.

2011 - Parte a última missão do Discovery.

2016 - A FIFA anuncia que as suspensões do suíço Joseph Blatter e do francês Michel Platini foram reduzidas de oito para seis anos na sequência dos recursos apresentados por ambos na comissão de recurso da FIFA.

         - Morre, aos 95 anos, Jaime Ornelas Camacho, primeiro presidente do Governo Regional da Madeira.

2020 - Um automóvel avança sobre um desfile de Carnaval em Volkmarsen, no centro da Alemanha, e faz vários feridos.

         - A Itália torna-se o país mais atingido da Europa pela covid-19.

2022 - Começa a invasão da Ucrânia pela Rússia, com a condenação generalizada dos países do Ocidente. O Presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, decreta a mobilização geral da população sujeita a "recrutamento militar e reservistas" para combater a invasão russa no país.

          - O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, convoca o Conselho Superior de Defesa Nacional que dá parecer favorável, por unanimidade, a propostas do Governo para a eventual participação de meios militares portugueses em forças de prontidão da NATO.

             - Morre, aos 95 anos, Silva Resende, advogado, jornalista, antigo presidente da Federação Portuguesa de Futebol, entre 1983 e 1989.

PENSAMENTO DO DIA:

Mal haja a noite assassina e quem domina sem nos vencer José Afonso (1929-1987), músico e poeta português