Madeira

'Baltazar Dias' com "programa vasto" para assinalar 135 anos

No próximo mês de Março, o Teatro Municipal Baltazar Dias comemora mais um aniversário

None

O Teatro Municipal Baltazar Dias (TMBD) celebra 135 anos no próximo mês de Março. Para assinalar esta data, foi preparado um "programa vasto". 

As comemorações dos 135 anos do TMBD irão incluir um programa vasto que decorrerá no mês de Março. Incluirá a realização de um espectáculo de teatro participativo, cinco concertos e a realização de uma exposição participativa com oito instituições".  Directora do Teatro Municipal Baltazar Dias e directora do Departamento de Cultura da Câmara Municipal do Funchal, Sandra Assunção Nóbrega 

Um dos espectáculos agendados para este mês é a 'Colecção de espectadores', que estará em cena, nos dias 4 e 5 de Março, pelas 21 e 18 horas, respectivamente. 

Foram seleccionadas 10 pessoas da comunidade em geral para partilhar a cena com Raquel André - encenadora - e contar a sua história de vida na primeira pessoa, a partir das suas histórias como espectadores, tendo o 'Baltazar Dias' como pano de fundo.

Os bilhetes custam sete euros.

Eis a sinopse:

"Quem são estes espectador_s? Como é que estas pessoas percepcionam a relação artística direta que activou com el_s? O que sentem através de uma experiência de encontro? Quem são estas testemunhas participativas? Este é um espectáculo, um museu, uma grande conversa entre ela e as testemunhas e interlocutor_s que se deixaram afectar pelo seu trabalho". 

Habituado a acolher vários tipos de espectáculos, este ano estão previstos alguns aclamados pela crítica, como o ‘Ainda Marianas’ de Catarina Rôlo Salgueiro e Leonor Buescu, que é co-produzido pelo Teatro Municipal Baltazar Dias, Teatro Nacional D. Maria II e Centro Cultural Vila Flor, com estreia marcada para 16 de Setembro.

Ao longo das temporadas artísticas, o TMBD tem apostado neste género de peças de teatro, atraindo cada vez mais espectadores, tanto que na temporada 2021/2022, que marcou o regresso às salas de espectáculos e aos eventos culturais sem restrições de lotação, foi ultrapassada a marca das 21 mil pessoas.

Para receber a nova temporada artística, o ‘Baltazar Dias’ foi alvo de trabalhos de manutenção, no mês de Agosto do ano passado, tendo estes sido desenvolvido pelo Departamento de Mobilidade, Infraestruturas e Equipamentos, Divisão de Edifícios e Equipamentos.

Este é um compromisso anual e necessário para a longevidade daquele emblemático edifício da cidade do Funchal.

Conheça a história do TMBD:

A conferência de imprensa de apresentação do programa comemorativo realiza-se, hoje, pelas 17 horas, no ‘Baltazar Dias’, e contará com a presença da directora do TMBD e directora do Departamento de Cultura da Câmara Municipal do Funchal, Sandra Nóbrega; encenadora do espectáculo 'Colecção de espectadores', Raquel André; cantora e artista visual, Emmy Curl; vencedor da Bolsa de Criação Artística das artes performativas e músico, Fábio Caramuru; artista plástica e responsável pelo projecto 'Ocupa o Teu Lugar', Fátima Spínola, e o presidente da Câmara Municipal do Funchal, Pedro Calado.

Outros assuntos que marcam a agenda desta segunda-feira:

Às 9h30, o secretário regional das Finanças, Rogério Gouveia, fará a abertura da conferência 'PRR: Apoios à Transição Digital e Internacionalização', na dede da ACIF-CCIM.

O PS-M dá uma conferência de imprensa, com a presença do presidente do partido, Sérgio Gonçalves, pelas 10 horas, na Estrada Monumental. 

O JPP promove uma iniciativa política, com a presença do deputado Paulo Alves, às 10h30, no Centro de Saúde de Santana.

Os deputados do PSD/M na Assembleia da República promovem uma acção política, pelas 11 horas, junto ao Palácio de São Lourenço, no Funchal.  

Às 11h30, no Salão Nobre do Governo Regional, realiza-se o encerramento do Programa de 'Gestão e Organização para dirigentes de Instituições Particulares de Solidariedade Social da RAM'. A secretária regional de Inclusão Social e Cidadania, Rita Andrade, estará presente na sessão de encerramento.

O secretário regional de Saúde e Protecção Civil, Pedro Ramos, participa na cerimónia de assinatura de protocolo relacionado com a área da psicologia, pelas 12 horas, no comando regional da PSP. 

Há sessão ordinária da Assembleia Municipal de Santa Cruz, às 14h30, no Salão Nobre do edifício sede da Câmara Municipal de Santa Cruz.

A Secretaria Regional de Turismo e Cultura, através da Direcção Regional do Arquivo e Biblioteca da Madeira (DRABM), nomeadamente pelo Centro de Estudos de História do Atlântico – Alberto Vieira (CEHA-AV), apresenta o n.º 5 da revista Arquivo Histórico da Madeira, Nova Série. A cerimónia de apresentação, que contará com a presença do secretário regional de Turismo e Cultura, Eduardo Jesus, decorrerá, pelas 17 horas, no auditório do CEHA-AV. 

Às 18 horas, realiza-se a conferência de apresentação do evento 'Rampa da Ponta do Sol 2023', no Salão Nobre da Ponta do Sol.

A reunião da Assembleia Municipal da Ponta do Sol n.º 9 acontece, às 19 horas, no Salão Nobre da Ponta do Sol. 

Principais acontecimentos registados no dia 27 de Fevereiro, Dia Internacional do Urso Polar:

1500 -- Nasce o humanista João de Castro, autor das "Décadas", vice-rei da Índia.

1510 - Afonso de Albuquerque conquista Goa.

1641 - É abolido o imposto das "meias-anatas", a que eram obrigados os detentores de licenças para a celebração de atos públicos, um dos mais odiados impostos do domínio espanhol.

1754 -- Morre, com 83 anos, Tomás de Almeida, primeiro cardeal de Lisboa com o nome de D. Tomás I.

1801 - Espanha declara guerra a Portugal, no âmbito da aliança com a França de Napoleão Bonaparte.

1842 -- Reforço do carácter autoritário da Carta Constitucional. O Senado português deixa de ser eleito, passando a ser constituído por nomeação régia.

1893 - O Governo regenerador de Hintze Ribeiro amnistia os dirigentes republicanos João Chagas, Alves da Veiga e Sampaio Bruno.

1900 - É constituído o Partido Trabalhista britânico. Ramsay MacDonald é o primeiro secretário-geral.

- É fundado, na Alemanha, o Bayern de Munique.

1902 - Nasce o escritor norte-americano John Steinbeck, autor de "As Vinhas da Ira", Nobel da Literatura em 1962.

1907 - Começa, em Coimbra, a discussão da tese em Direito de José Eugénio Dias Ferreira, que dedicara o trabalho a Teófilo Braga e à República. A reprovação dá origem à greve académica "Revolta do Grelo".

1917 - Em Petrogrado, deputados da Duma (parlamento) formam um comité provisório. Numa sala contígua, dirigentes socialistas criam um Comité provisório do soviete (assembleia popular). Início da dualidade de poderes, mas os dois órgãos estabelecem um compromisso. Governo provisório é dominado pelos liberais (12 março no calendário atual).

1933 -- Incêndio do Parlamento alemão, Reichstag, por ordem de Adolf Hitler. A ação permite-lhe incriminar os comunistas e suspender a Constituição do país.

-- Nasce o poeta português Ruy Belo.

1939 - O Reino Unido e a França reconhecem a ditadura do general Francisco Franco, em Espanha.

1948 -- O governo indiano de Nehru requer oficialmente a Portugal a abertura de negociações sobre o futuro de Goa, Damão e Diu, que pretende integrados na União recém independente. Salazar responde que a devolução não é discutível.

1950 -- A Índia apresenta a Oliveira Salazar a primeira proposta de negociação para a reintegração dos territórios de Goa, Damão e Diu. É recusada.

1853 -- A economia alemã, que atingiu o fundo após a II Guerra Mundial, dá um passo decisivo na sua recuperação ao ser perdoada por 70 países em quase dois terços da dívida externa.

1961 - Exilado no Brasil, o general Humberto Delgado contesta, em público, a política colonial de Oliveira Salazar.

1975 -- É aprovada a construção do Complexo Petroquímico de Sines.

1976 - A Frente Polisário proclama a República Árabe Saaraui Democrática.

1983 - Mota Pinto, Eurico de Melo e Nascimento Rodrigues assumem a direção colegial do PSD no X Congresso. Francisco Pinto Balsemão é afastado da liderança.

1987 -- É publicado o estatuto dos Objetores de Consciência.

1990 - O Parlamento da Checoslováquia aprova a realização de eleições livres, as primeiras em 40 anos.

1991 - Guerra do Golfo. Tropas do Kuwait recuperam a capital do país. O Governo do Iraque aceita, por fim, todas as resoluções da ONU.

1992 -- Morre, com 50 anos, o editor português Fernando Ribeiro de Mello, fundador das Edições Afrodite.

1995 - O Banco de Inglaterra intervém no Barings, o sexto maior banco de investimento. A instituição encontra-se à beira da falência pelos movimentos especulativos de um corretor no mercado de futuros de Singapura.

1996 -- Lançamento do vídeojogo Pokémon, um dos franchising globalmente mais bem sucedidos, no Japão.

1998 -- Termina o restauro de seis anos da fragata D. Fernando II e Glória, no arsenal do Alfeite.

1997 -- Legalização do divórcio na Irlanda.

- A revista Science publica o primeiro artigo sobre o processo de clonagem da ovelha Dolly.

2000 - Termina o XXIII Congresso do PSD, com a reeleição de José Manuel Durão Barroso.

2001 -- A destruição das estátuas dos Budas, no Afeganistão, é defendida pelo líder talibã Muhammad Omar.

2003 - Os Quinze atingem o acordo sobre "o primeiro instrumento de imigração legal", projeto de diretiva sobre o direito de reunificação familiar de imigrantes.

- A proposta do arquiteto Daniel Libeskind vence o concurso para a reconstrução do World Trade Center, em Nova Iorque.

2004 - O Presidente da República, Jorge Sampaio, envia para Tribunal Constitucional o regime do contrato individual de trabalho na Administração Pública.

- A Líbia começa a destruir cerca de 3.300 bombas preparadas para receberem ogivas químicas. A operação estará concluída a 05 de março.

- A explosão de uma bomba, seguida de um incêndio num navio junto à ilha filipina de El Fraile causa a morte a 137 pessoas. O grupo fundamentalista islâmico assume a autoria do ataque.

2005 - Entra em vigor o tratado mundial antitabagismo da Organização Mundial de Saúde.

- Rússia e Irão assinam o acordo de fornecimento de combustível nuclear.

- É criada a Fundação Museu Nacional Ferroviário Armando Ginestal Machado pelo Decreto-lei nº 38/2005 de 17 de fevereiro.

- Morre, com 68 anos, Vítor Wengorovius, advogado, fundador do Movimento de Esquerda Socialista, resistente antifascista.

2006 -- Morre, com 92 anos, Paul Nothomb, escritor belga.

2007 -- A API e a Companhia Nacional Gás da Rússia assinam um protocolo para instalar uma fábrica de produção de etileno em Sines.

- A União Europeia inaugura em Berlim o Conselho Europeu para a Investigação, uma instituição com funcionamento autónomo, integrada por 22 investigadores, vocacionada para enfrentar os desafios da globalização.

- Atentado suicida reivindicado pelos talibãs contra uma base norte-americana no Afeganistão faz pelo menos 20 mortos, quando se encontrava nas instalações o vice-presidente dos Estados Unidos Dick Cheney.

2008 - O Reino Unido é abalado pelo sismo mais forte dos últimos 25 anos, com uma magnitude de 5,3 graus na escala aberta de Richter.

- Trinta e quatro ordens e associações de advogados de todo o mundo, incluindo a Ordem dos Advogados Portugueses (AO), exigem ao Presidente norte-americano, George Bush, o encerramento da prisão de Guantánamo.

- Mais de cinco mil pessoas manifestam-se pacificamente em Skopje para se oporem a qualquer mudança do nome oficial da Macedónia, que é objeto de uma disputa político-semântica com Atenas.

2009 - A Federação Nacional dos Professores entrega a primeira de três providências cautelares para a suspensão do processo de avaliação de desempenho dos docentes.

2011 - O primeiro-ministro tunisino, Mohamed Ghannouchi, anuncia a sua demissão, após vários dias de protestos e violência na capital da Tunísia.

2012 - O navio de cruzeiro "Costa Allegra", da companhia Costa Crociere, fica à deriva ao largo das ilhas Seychelles depois de um incêndio declarado a bordo que foi pouco depois extinto. 

2013 - O parlamento da Eslovénia aprova uma moção de censura contra o governo conservador, de Janez Jansa, acusado de práticas corruptas, e encarrega Alenka Bratusek, da formação de centro-esquerda Eslovénia Positiva (PS), de formar um novo governo.

- Morre, com 95 anos, Stéphane Hessel, intelectual francês autor do 'best-seller' "Indignai-vos".

2014 - Homens armados não identificados tomaram o controlo do parlamento e governo da Crimeia, em Simferopol, a capital da república autónoma da Ucrânia. O deposto Presidente, Viktor Ianukovich, afirma que se continua a considerar chefe de Estado legítimo do seu país e pede à Rússia que garanta a sua segurança.

2015 -- A segunda ronda de negociações entre Cuba e Os Estados Unidos decorre em Washington. As duas partes anunciam "progressos", mas sem avançar informações concretas.

- É assassinado, em Moscovo, Boris Nemtsov, político russo e opositor de Vladimir Putin.

- Morre Leonard Nimoy, ator norte-americano que ficou conhecido pela personagem Dr. Spock, na série "Star Trek". Tinha 83 anos.

-Morre, aos 80 anos, Fernando Alvim, músico que durante 25 anos acompanhou à viola o guitarrista Carlos Paredes.

- Morre, com 86 anos, Earl Lloyd, primeiro negro a disputar um jogo da principal liga norte-americana de basquetebol e a conquistar um título de campeão da NBA.

2016 -- Morre, aos 86 anos, Lúcio Lara, fundador do Movimento Popular de Libertação de Angola.

- Morre, aos 78 anos, Tony Burton, ator do papel Duke nos seis filmes da série "Rocky".

2017 - "Moonlight" vence o Óscar de melhor filme, numa cerimónia em que "La La Land" conquistou seis estatuetas, incluindo melhor realizador e melhor atriz.

2018 -- Morre, aos 68 anos, Enrique Castro 'Quini', antigo futebolista do Sporting de Gijón e FC Barcelona.

2019 - Um tribunal de Melbourne ordena a detenção do cardeal australiano George Pell, condenado pelo abuso sexual de dois rapazes.

- Morre, aos 81 anos, António Mendes, ex-futebolista no Benfica e do Vitória de Guimarães.

2020 - Umaro Sissoco Embaló toma posse simbolicamente como Presidente guineense, numa unidade hoteleira, sem a presença de nenhum dignitário internacional, estando apenas os embaixadores da Gâmbia e do Senegal.

2022 - Os ministros dos Negócios Estrangeiros da UE dão aval a um pacote de 450 milhões de euros para financiar o fornecimento de armas letais ao exército ucraniano, que luta contra a invasão russa.

- Autoridades de Kiev anunciam que as tropas russas destruíram o maior avião de carga do mundo, o Antonov An-225, num ataque contra o aeroporto de Hostomel, perto de Kiev.

- A FIFA cancela a realização de jogos na Rússia, admitindo que as seleções de futebol do país joguem em campo neutro, sem espetadores e sem hino, e sob a designação da sua federação nacional e não do país, na sequência da ofensiva militar russa ao território da Ucrânia.

- O Sporting conquista pela quarta vez a Taça da Liga de futsal, ao vencer o Benfica, por 5-2, em Loulé, Faro.

Não é bem que os homens honrados se façam verdugos dos seus semelhantes". Miguel de Cervantes (1547-1616), escritor espanhol

Este é o quinquagésimo oitavo dia do ano. Faltam 307 dias para o termo de 2023.