Desporto

"É o culminar de muitos anos de trabalho"

No amanhecer da Nova Zelândia, Fátima Pinto confessa, ao DIÁRIO, a "felicidade" pelo histórico apuramento da selecção feminina de futebol para o Mundial

None

Já é dia na Nova Zelândia. E o despertar não podia ser mais saboroso. Portugal está no Mundial. A festa começou após o jogo e prolongou-se. Custou a adormecer. O feito não é para menos. Ainda a responder às centenas de mensagens que recebeu ao longo das últimas horas, Fátima Pinto garante que o feito "é o culminar de muitos anos de trabalho e de muitas gerações". Em declarações ao DIÁRIO, a internacional portuguesa mostra-se "muito feliz com o apuramento".

A actual jogadora do Alavés, de Espanha, conta já com larga experiência nos grandes palcos. Mas esta é a cereja no topo do bolo. Chegar ao Campeonato do Mundo. "É por momentos como este que trabalhamos todos os dias com a esperança de poder realizar os nossos sonhos de criança", reconhece.

As madeirenses Fátima Pinto (Alavés) e Telma Encarnação (Marítimo) garantiram, com a selecção portuguesa, a inédita qualifiação para o Mundial feminino de futebol, que vai decorrer este ano na Austrália e Nova Zelândia.

No 'play-off', esta quarta-feira, a selecção lusa derrotou os Camarões por 2-1. O jogo decisivo teve lugar na Nova Zelândia, que será, precisamente, um dos países a acolher o Campeonato do Mundo.

Comitiva lusa chega sexta-feira a Lisboa

A comitiva portuguesa chega sexta-feira a Portugal e será recebida pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, no Palácio de Belém. A viagem para Lisboa tem início esta quinta-feira à noite, efectuando escala no Dubai. A partida da equipa está marcada para as 21h15, enquanto a chegada a Lisboa está prevista para sexta-feira, às 12h30.