Madeira

20 alunos da 'Francisco Franco' participaram em sessão 'Euroscola' em Estrasburgo

None
Foto Escola Secundária Francisco Franco

Acompanhados por dois professores, 20 alunos da Escola Secundária Francisco Franco participaram, recentemente, numa sessão 'Euroscola' em Estrasburgo.

A sessão contou com 600 alunos de diversos estados-membros e teve como convidado o Reino Unido.

Na qualidade de Embaixadores Júnior do Programa EPAS - Escola Embaixadora do Parlamento Europeu/ESFF -  os alunos usufruíram presencialmente da oportunidade de debater, interagir e contactar com questões europeias reais.

A sessão começou com as boas-vindas proferidas, à distância pela presidente do Parlamento Europeu , Roberta Metsola, onde foi destacada a importância dos jovens no projecto europeu. “Falamos várias línguas, temos pontos de vista diferentes, culturas, tradições, capacidades, mas, é isso que nos torna europeus. São as nossas diferenças que nos tornam mais fortes", disse.

Seguiram-se os trabalhos do 'Laboratório de Inovação' - um espaço temático de apresentação de políticas, debate e de “perguntas e respostas”, subordinado ao tema 'Pacto Ecológico Europeu'. Tendo como oradores a directora-geral para os serviços de pesquisa da 'Acção Clima' do Parlamento Europeu e um dos vice-presidentes do Parlamento, as múltiplas questões colocadas pelos “jovens euro parlamentares” esgotaram, rapidamente, o tempo disponível.

O workshop da tarde pôs em prática o exercício da democracia parlamentar: a discussão e debate de uma proposta do Parlamento Europeu 'Poluição Zero - metas para 2030'. A primeira parte dos trabalhos foi desenvolvida em plenário apenas pelos alunos enquanto os professores participaram num workshop em paralelo, voltando ao plenário para assistir ao debate final e votação da proposta.

Escolhidos aleatoriamente para as posições “a favor”; “contra”; “intermédia” e, “indecisos”, os alunos defenderam acerrimamente as posições assumidas e as emendas propostas pelos diversos quadrantes num verdadeiro exercício de participação no 'Processo Legislativo Europeu'. Posição consubstanciada na intervenção, perante o hemiciclo, de uma das alunas da Francisco Franco, ao afirmar: “Vivemos da natureza, por isso é muito importante desenvolver políticas europeias de protecção. “

Durante a deslocação, os alunos e docentes da Francisco Franco tiveram, ainda, a oportunidade de visitar os monumentos icónicos de Paris, usufruir de uma experiência de percurso em TGV (um meio de transporte com emissão de CO2, por passageiro e por Km, 65 vezes menor do que o avião) e conhecer as vertentes cultural, histórica e europeia de Estrasburgo.