Madeira

Filipe Sousa condecorado com colar de mérito da Associação Nacional de Bombeiros Profissionais

None

O presidente da Câmara Municipal de Santa Cruz, Filipe Sousa, recebeu esta manhã o colar de mérito da Associação Nacional de Bombeiros Profissionais (ANBP), a condecoração máxima atribuída por aquele organismo.

"Sinto-me parte deste colectivo de homens, sinto-me um de vós, e visto com honra e orgulho a camisola de responsável pela Protecção Civil Municipal", disse o autarca, referindo que esta distinção reconhece a "valorização dos Bombeiros Sapadores de Santa Cruz e a preocupação com a segurança da população".

E é assim que enquanto uns, guiados pela cegueira partidária, nos acusam de nada fazer, quem olha para o nosso trabalho de forma imparcial sabe reconhecer o que tem sido feito. Muito obrigada por isso. Filipe Sousa, presidente da Câmara Municipal de Santa Cruz.
Posso dizer que este é um gesto que  vou levar para toda a vida, e que, sobretudo, farei por ser merecedor dele nos anos que ainda me restam como presidente da Câmara Municipal de Santa Cruz. O vosso gesto tem o tamanho do compromisso que hoje quero estabelecer  com todos vós aqui  presentes: que é o de melhorar, cada vez mais, as condições de trabalho destes homens e aprofundar o trabalho mais nobre que existe que é o de salvar, defender e proteger pessoas e bens. Filipe Sousa, presidente da Câmara Municipal de Santa Cruz.

Ainda assim, Filipe Sousa confessa que esta condecoração não lhe pertence "por inteiro", mas também a "um colectivo": "os meus colegas de vereação, este homens que hoje celebram orgulhosamente o seu aniversário, e, de uma forma geral, todos os trabalhadores da Câmara Municipal de Santa Cruz. Este colar de mérito é vosso, este colar de mérito é também o vosso mérito, este colar de mérito é de todos nós que, em nove anos, recuperamos este Município e que todos os dias nos levantamos com honra para servir este concelho e fazer cada dia melhor".

Ainda no seu discurso no 91.º aniversário dos Bombeiros Sapadores de Santa Cruz, Filipe Sousa explicou que em nove anos, a companhia de bombeiros "mudou para melhor": "Há nove anos encontrei este homens com o mesmo espírito que ainda hoje os anima, mas este era habitado pelas inúmeras faltas que o quartel dos então Bombeiros Municipais de Santa Cruz tinha".

Assim, no que diz respeito ao edifício, que "era até ofensivo para estes homens sempre dispostos a estar na linha da frente do socorro à população", foram realizados diversos investimentos pela autarquia, com o objectivo de melhorar as condições dos profissionais

Com uma câmara falida, não hesitei, nem mesmo por um segundo, em iniciar aí um investimento que desse aos nossos bombeiros as condições de que precisavam, o estatuto que mereciam, e toda uma série de mudanças que correspondessem à importância da nobre missão que abraçam. Filipe Sousa, presidente da Câmara Municipal de Santa Cruz.

"Um quartel que chovia dentro, meios que escasseavam e nem fardas tinham", lembra o autarca explicando que actualmente a corporação detém "melhores condições de trabalho, com mais meios, com orgulho em si mesma e, sobretudo, com maior capacidade de servir a população que é, no fundo, a grande missão de qualquer Companhia de Bombeiros".

Ainda nos nove anos em que se encontra à frente da edilidade, lembra a passagem de bombeiros municipais para sapadores: "Há quem ainda esteja a marcar passo, fazendo-o por etapas, como a lei realmente permite, mas, em Santa Cruz, gostamos de cumprir a Lei, mas gostamos também de reconhecer quem trabalha, de servir quem precisa e de fazê-lo com justiça. Se temos Sapadores temos de os ter de corpo inteiro e isto passa por fazer corresponder o nome à função na sua totalidade. Não temos meios Sapadores, não temos meios percursos cumpridos, não temos meras designações vazias", disse.

Taxa de Protecção Civil é uma "contribuição para a nobre missão dos bombeiros"

O presidente da Associação Nacional de Bombeiros Profissionais, Fernando Curto, elogiou a existência da taxa de Protecção Civil do Município de Santa Cruz referindo que está é uma contribuição para a missão dos bombeiros.

A concluir defendeu mesmo que a sua extensão a todo o território nacional, afirmando que esta será uma vontade da ANBP.

Filipe Sousa assistiu desfile de veículos da corporação em casa

O presidente da Câmara Municipal de Santa Cruz acompanhou o desfile de veículos dos Bombeiros Sapadores de Santa Cruz, nesta manhã de domingo, 22 de Janeiro, a partir da varanda de sua casa.

No vídeo publicado na página de 'Facebook' do município, contam-se 17 veículos da corporação que passam em frente à casa do autarca, que os cumprimenta.