Madeira

"Partida de Juvenal Fernandes Silva, deixa São Roque mais pobre"

None
Foto Aspress

Mentor e coordenador do mega presépio do Galeão faleceu, hoje, aos 78 anos

"Hoje é um dia triste para Freguesia de São Roque, partiu Juvenal Fernandes Silva. Um homem bom, cuja obra, o empenho e a generosidade elevou bem alto o nome de São Roque", lamenta Pedro Gomes.

Numa nota de pesar remetida às redacções, o presidente da Junta de Freguesia de São Roque, num Funchal, recorda este "filho da freguesia", residente no Bairro do Galeão, que "deixou uma importante marca social no respectivo bairro, onde era estimado e respeitado por toda a população".

Dono de uma cultura popular ímpar e um exímio contador de histórias, Juvenal Silva foi um profundo conhecedor das tradições madeirenses Pedro Gomes, presidente da Junta de Freguesia de São Roque 

O seu nome de Juvenal Silva "confunde-se (e sempre se confundirá) com o da Associação Cultural e Recreativa do Galeão, que fundou e presidiu desde que inaugurou a sua sede a 12 de Dezembro de 2008, na altura era presidente da Câmara Municipal do Funchal, o Dr. Miguel Albuquerque", lembra Pedro Gomes.

Juvenal Silva foi o mentor e responsável durante mais de duas décadas pelo maior presépio da Madeira, "que todos os anos surpreendia pela grandiosidade e beleza os milhares de pessoas que o visitavam", enaltece o autarca, sublinhando que esta lapinha - "que recriava a história da Madeira, as suas gentes, as suas tradições e cultura" - foi apoiada "desde a primeira hora" pela junta.

Uma obra, graças ao entusiamo e talento de Juvenal Silva, que galgou as fronteiras do Bairro do Galeão e da própria Freguesia, tornando-se parte integrante do Natal de toda a Madeira

Pedro Gomes desta ainda o papel de Juvenal Silva enquanto "grande impulsionador e dinamizador do Grupo de Marchas Populares do Galeão, contribuindo, também aí, para manter vivas as tradições culturais da freguesia".

A Junta de Freguesia de São Roque e o seu Presidente, apresentam as sentidas condolências a toda a família e tudo farão para honrar a memória e o Legado de Juvenal Silva.