Madeira

Apresentada para a semana proposta final para estatuto dos bombeiros profissionais

None

O secretário regional da Saúde e Protecção Civil, Pedro Ramos, referiu, esta manhã, na cerimónia de 91.º aniversário dos Bombeiros Sapadores de Santa Cruz que, na próxima semana, vai decorrer a última reunião onde será apresentada a proposta final do estatuto dos bombeiros profissionais que posteriormente será dada a conhecer às autarquias.

Já houve seis reuniões entre todas as entidades e, na próxima semana, teremos a última reunião em que será apresentada a proposta final que depois será apresentada às autarquias das quais também se espera o seu contributo para que juntamente com o Governo Regional continuarmos a reconhecer o trabalho destes cidadãos, dos soldados da paz, da defesa das pessoas, dos seus bens e do nosso património." Pedro Ramos, secretário regional da Saúde e Protecção Civil.

Os objectivos são muitos referiu Pedro Ramos, destacando-os: "maior transparência na atribuição de apoios às associações humanitárias e bombeiros voluntários, através da definição de mecanismos de fiscalização e de controlo; definição de um regime laboral próprio aplicável aos bombeiros profissionais das associações humanitárias e bombeiros voluntários que estabeleça um sistema remuneratório que promova a equitatividade e justiça ao sector e previna a desproporcionalidade existente nos bombeiros voluntários e profissionais no desempenho das funções".

Pretende-se de igual forma a definição de um modelo próprio que estabeleça as condições de admissão e progressão na carreira, assim como um regime de transição equitativo e justo. Importa ainda reforçar a capacidade instalada no dispositivo nominal de resposta e socorro permanente através da contratação num período de cinco anos de um efectivo de mais elementos Pedro Ramos, secretário regional da Saúde e Protecção Civil.

O secretário disse, enquanto discursava, que apesar do concelho ser de outra cor política, o Governo Regional “não se esquece de fazer o seu investimento” porque trabalha para a “Madeira e a para população”.

No que concerne aos bombeiros de Santa Cruz, Pedro Ramos destaca os 91 anos de história da corporação, assim como a resposta dada em diversas situações.

São 91 anos carregados de história, carregados de emoção, de motivação, de dedicação, de solidariedade, de prontidão, de respeito pelos cidadãos, de humanização, de competências constantemente demonstradas sempre que foram chamados. São 91 anos de história onde o Governo Regional esteve sempre presente”. Pedro Ramos, secretário regional da Saúde e Protecção Civil.

Acrescentando que "o ADN” do GR ao longo dos anos tem sido de "investimento, formação, diferenciação, progresso, desenvolvimento, humanização, solidariedade social”. No que concerne aos dinheiros públicos, o secretário regional afirma que estes devem ser “respeitados, usados com rigor e responsabilidade e sempre em prol da população, com critérios definidos, respeitando a administração pública e os orçamentos regionais e municipais”.

Devemos ser transparentes, não devemos ser protagonistas, devemos ser idóneos e não parecer, devemos ser sinceros e não parecer, devemos ser responsáveis sempre, para podermos exigir que nos respeitem”. Pedro Ramos, secretário regional da Saúde e Protecção Civil.

Já sobre a taxa de cobertura a nível de cuidados de saúde primários, o objectivo será aumentá-la através de “mais profissionais”.

Nos dados até 31 de Dezembro de 2022 foram feitas 57 mil consultas na área de enfermagem, 56 mil consultas na área dos médicos de medicina geral e familiar, 17 mil tratamentos na área da enfermagem, 25.946 tratamentos também na área da enfermagem, 10 mil consultas na área da psicologia, 3 mil consultas na área da nutrição, quase 800 consultas na área na área do serviço social, 3 mil consultas na área da fisioterapia, 3 mil consultas na área da terapia da fala, 3 mil consultas na área da terapia ocupacional. O quadro de recursos humanos desde 2019 para 2022 aumentou de 161 profissionais para 210 profissionais o que demonstra também  dedicação ligada a este concelho.” Pedro Ramos, secretário regional da Saúde e Protecção Civil.