Madeira

Comemorar 91 anos e perpetuar o futuro nos Sapadores de Santa Cruz

None

Os Bombeiros de Santa Cruz foram fundados em 22 de Janeiro de 1932. E, por isso, hoje estão  em festa. A data é assinalada na Camacha com pompa e circunstância, com a presença do secretário regional de Saúde e Protecção Civil, Pedro Ramos, que tutela o sector, e o presidente da Associação Nacional de Bombeiros Profissionais, Fernando Curto, cerimónia que além de relevar os actuais e antigos membros, terá também no seu comandante figura de proa. Leonardo Pereira está no cargo há precisamente cinco meses e depois do dia da posse, hoje tem a oportunidade para expressar os anseios e planos de uma corporação que se quer renovar e rejuvenescer nos seus 91 anos.

Reza a história que Santa Cruz foi "o primeiro município fora do Funchal a dispor de um serviço de bombeiros" já no longínquo ano de 1932, "por iniciativa de Joaquim Vasconcelos de Gouveia". Na altura, o presidente da Câmara assumia o comando por inerência do cargo. "Esta situação só foi alterada recentemente, com o chefe mais antigo a assumir o comando", lê-se no "Machado e a Fénix", de Alberto Vieira. 

"Durante a maior parte da sua existência, os bombeiros ocuparam instalações precárias na margem direita da Ribeira de Santa Cruz. As instalações do novo quartel foram inauguradas a 11 de Novembro de 2001 - há 21 anos e alguns meses. Os seus quadros são totalmente compostos por bombeiros profissionais", conta a publicação editada em Junho de 2017, no âmbito do projecto "Memória das gentes que fazem a História".

Mais, a sua zona prioritária de actuação, é o "Concelho de Santa Cruz e concelhos limítrofes: Machico, Santana e Funchal, em apoio dos bombeiros locais após sancionamento da autarquia", acrescentava o autor.

Efectivamente, além da falta de material histórico acessível sobre a actuação dos Bombeiros de Santa Cruz, que é uma das tarefas assumidas por Leonardo Pereira para os cinco anos de mandato, o novo comandante pretende aumentar competências técnicas, garantira mais meios humanos e materiais, trabalho bem mais complexo e demorado.

Já concretizada foi a realização das 1.ªs Jornadas Técnicas da Companhia de Bombeiros Sapadores de Santa Cruz, que decorreu ontem, na véspera do aniversário. A realização "destas jornadas técnicas teve como objectivo trazer algo diferente", justifica. "E conseguimos partilhar com os nossos companheiros bombeiros da Região, como se fosse uma espécie de prenda aos colegas bombeiros. Trouxemos pessoas com um background e uma experiência diferenciada para partilharem aquilo que melhor sabem fazer e que o tema foi o salvamento urbano e a intervenção em espaços confinados", explicou.

"A actual Companhia de Bombeiros Sapadores de Santa Cruz é oriunda de um Corpo de Bombeiros Municipais e, antes disso, de um Corpo de Salvação Pública", recorda a designação que tinha quando foi criado em 1932. "E que, essencialmente, era um corpo de bombeiros que tinha voluntários e profissionais, portanto digamos que à luz da legislação hoje em dia, era considerado um corpo misto, um profissional e um voluntário, e igual aos outros corpos de bombeiros de Portugal e da Região foi evoluindo face àquilo que são as necessidades da sociedade e da evolução das localidades, a necessidade de profissionalizar na totalidade porque as solicitações são muitas e o voluntariado, muito certamente na altura em que se profissionalizou na totalidade não era suficiente para a resposta diária. Portanto, chegou-se àquilo que nós temos hoje, que é uma companhia de bombeiros sapadores, por força também da alteração legislativa que foi ocorrendo, naquilo que é o estatuto e das condições de trabalho e da valorização da carreira dos bombeiros", explica.

Recorda que "há a obrigação das autarquias detentoras de corpos de bombeiros, como é o caso de Santa Cruz, Funchal e Machico aqui na Madeira, de terem que actualizar a designação, levou a que, "nessa sequência, o município de Santa Cruz faz a actualização da designação do corpo e bombeiros e faz a transição para uma carreira que estava legislada, que é a carreira de bombeiro sapador. Actualmente, contamos com 57 efectivos", calcula, número que considera insuficiente para suprir todas as necessidades e serviços a que estão sujeitos diariamente, 24 horas por dia, todos os dias por ano.

Por isso, "no futuro próximo, pelo menos este ano, se alavanca um procedimento de recrutamento de mais 24 elementos", ambiciona, por forma a "dar resposta àquilo que nós consideramos - pelo menos, o tempo que estou aqui já consegui perceber - como a necessidade mínima para a companhia conseguir manobrar, que é um termo muito de bombeiro, de forma mais confortável", acredita Leonardo Pereira.

Isto porque "o corpo activo atual já tem uma idade algo avançada, os bombeiros também já começam a ter sinais de algum cansaço, algum desgaste físico e algumas questões de saúde e isso reflecte-se na nossa capacidade de dar um socorro eficaz e com qualidade", admite o comandante. E, portanto, essa questão de num futuro próximo termos novos elementos, é uma prioridade urgente", reforça.

"Depois, é uma companhia de bombeiros sapadores que tem uma realidade operacional bastante particular, porque temos uma área de actuação que envolve desde o aeroporto a zonas industriais, tem uma realidade urbana ou florestal bastante dispersa, portanto não é um município muito urbano, mas também não é um município muito florestal", explica para justificar outro dos desafios, a formação.

"Temos uma realidade que se reflecte no tipo de formação e instrução que os nossos bombeiros têm que ter, que é bastante diversificada", relembrando que Santa Cruz "tem vias de comunicação bastante extensas, nomeadamente a Via Rápida, portanto o que significa que existem também alguns acidentes rodoviários, além de ter também uma população envelhecida, que se reflete no número de serviços de emergência médica bastante elevados", o que leva a que "tenhamos muitas saídas de serviço de ambulância. E, portanto, é um panorama de uma actividade operacional bastante acentuada. O corpo de bombeiros, diariamente, tem sempre muitas saídas e isso reflecte-se, também, na actividade diária, na forma como nos organizamos e necessidade do ajuste e adaptação a esse panorama, e que é um processo que tem vindo a ser feito desde a minha tomada de posse e que é um processo que a médio e longo prazo vai ter reflexo, naturalmente, na forma como nós prestamos o socorro à população", acredita.

Questionado em quanto tempo pretende cumprir esses objectivos, que deverão ser acompanhados ainda com a necessária renovação da frota automóvel, o comandante lembra que o projecto do comando que apresentou à autarquia é de cinco anos, o tempo que dura a comissão que pretende fazer e "nestes primeiros cinco anos são, não somente ambiciosos naquilo que são os projectos que são implementados, mas que na realidade vão-se reflectir em pilares base. O que nós queremos construir nestes cinco anos, e aliás o meu discurso da tomada posso refletiu precisamente isso, é que a Companhia de Bombeiros Sapadores, principalmente, tivesse condições de se perpetuar no futuro. Ou seja, criar as condições para que a companhia, no futuro, possa continuar a manobrar e que saia de uma situação de vulnerabilidade que se encontra neste momento".

Significa que "temos de trabalhar nas bases" e essas são "os recursos humanos", sinaliza. "Nós precisamos urgentemente de recursos humanos e nos próximos cinco anos precisamos de constituir um quadro de comando sólido e com capacidade que terão de se reflectir nesses procedimentos. E precisamos de formar e capacitar os nossos jovens, quer seja através da formação teórica de capacitação, quer seja através da aquisição de recursos técnicos e materiais, portanto alguns veículos de combate e algumas ambulâncias, que vêm depois fazer o binómio para que o homem e o seu equipamento, formado em capacidade, consiga responder àquilo que é a missão principal do bombeiro, que é tudo o que está a jusante do planeamento, ou seja responder à emergência", pontifica.

Mas, "depois, há todo um trabalho de sensibilização e planeamento e mitigação dos riscos que, também, é uma missão do Corpo de Bombeiros e que, igualmente, temos que trabalhar essa matéria", salienta, voltando contudo a insistir que, neste momento e nestes próximos cinco anos, é preciso capacitar a resposta à emergência. Diria que essa é a principal missão dos próximos cinco anos".

Questionado se há dificuldades em recrutar, em conseguir chamar os jovens para esta profissão, Leonardo Pereira, ele mesmo ainda jovem (completa 35 anos em Maio), mas com um já longo currículo formativo - Licenciado em Protecção Civil e mestrando em administração pública pela Escola Superior de Tecnologias e Gestão do Instituto Politécnico de Leiria, com pós-graduação em Protecção Civil pela Universidade Aberta e Instituto Politécnico de Castelo Branco, entre muitas outras actividades - reconhece essa dificuldade, mas não necessariamente na Madeira.

Leonardo Pereira é o novo comandante dos Bombeiros Sapadores de Santa Cruz

Licenciado em Protecção Civil e mestrando em administração pública pela Escola Superior de Tecnologias e Gestão do Instituto Politécnico de Leiria, com pós-graduação em Protecção Civil pela Universidade Aberta, Leonardo André Martins Pereira, será agora o novo comandante dos Bombeiros Sapadores de Santa Cruz, substituindo assim o antigo comandante Duarte Ferro.

"Ainda existe um panorama nacional que nem sempre é o nosso aqui na Madeira", garante, ele que teve a sua experiência profissionalmente maioritariamente construída no Continente português, embora tudo tenha começado na Escola Secundária Jaime Moniz, onde criou as bases, seguindo depois por experiências na Madeira, Itália, Suécia, Croácia, antes de ser recrutado para substituir o antigo comandante Duarte Ferro.

"Tenho conhecimento de colegas comandantes de bombeiros, com quem falamos, e que têm uma dificuldade enorme de recrutamento de bombeiros", conta. "E isto tem que ver com a dinâmica das novas gerações de jovens, que têm princípios e valores diferentes, com perfis de formação diferentes, outros 'soft skills', completamente diferentes daquilo que tradicionalmente nós estávamos habituados. E isto reflecte-se não só nos bombeiros, mas também nas forças de segurança, nas forças armadas, que têm dificuldade em fazer recrutamentos para estas profissões de risco, que são carreiras especiais da função pública, precisamente, porque tem particularidades diferentes do trabalho típico normal das 9 às cinco".

Contudo, acredita que, na Madeira, por sermos insulares, existe uma realidade um bocado diferente que é aquela dinâmica do jovem que não quer sair da Madeira para não ter que sair da sua zona de conforto, e isso permite-nos ter uma abrangência de recrutamento maior para este tipo de profissões", especifica. "Portanto, estou convicto que quando se abrir o concurso vamos ter muitos candidatos, até porque é uma situação que se tem vindo a falar e tem saído na comunicação social, mas que efectivamente, apesar de ainda não estar vinculada nem formalizada, temos recebido muitos contactos de pessoas a perguntar. É sinal que, muito provavelmente, vamos ter muitos candidatos".

Se é verdade que o ideal era ter um parque de viaturas topo de gama, algo que só em países altamente desenvolvidos pode ser possível, admite como já tem dito noutras entrevistas, não podendo ser perfeito, porque em Portugal, "infelizmente, não podemos dar-nos a esse luxo", o que "temos de fazer é saber gerir o que temos". E acrescenta: "Portanto, o Corpo de Bombeiros neste momento tem um parque de viaturas, não diria que seja bom, mas é razoável e temos que melhorar as capacidades desses meios, temos que readaptar, reajustar e modernizar os veículos que ainda tenham essa capacidade de durar mais alguns anos mas, efectivamente, é uma prioridade que tem que ser vista".

Para tal, conta com o executivo da Câmara Municipal actual que "está muito sensibilizado para a questão e sei que já se pautou em grandes esforços, aliás está reflectido no próprio orçamento do município, para esta necessidade de actualização destes veículos, quer seja as ambulâncias de socorro, porque como já referi temos muitas saídas de serviço de ambulância e as ambulâncias rodam muitos quilómetros, são carros que têm muito desgaste, pelo que no próximo ano, pelo menos, contamos ter a aquisição, através de verbas do município, de uma ambulância e de um veículo de combate misto, que tanto dê para a intervenção em zonas urbanas mas também dê para a intervenção em zonas altas florestais do concelho, que tem estradas estreitas e grandes inclinações", aponta.

O comandante garante que essas necessidades estão a ser discutidas e trabalhadas pelo executivo da Câmara, nomeadamente por parte presidente e dos vereadores com os pelouros, e "a indicação que eu tenho é que, efectivamente, estão a fazer um grande esforço no sentido de dotar a companhia com esses meios", acredita.

Quanto à cooperação com outras corporações, com a proteção civil regional, no fundo que alarga o potencial de actuação da corporação a uma abrangência regional por toda a ilha, Leonardo Pereira garante que essa é uma parte muito importante do trabalho e dos próprios bombeiros da Madeira. "A Companhia de Bombeiros Sapadores existe, em primeira mão, para responder às necessidades dos munícipes de Santa Cruz, mas como sabe e todos sabemos, as ocorrências, sejam elas quais forem, não têm fronteiras", concorda. "Um incêndio não chega à fronteira aqui dos nossos vizinhos de Machico e pára ou ao contrário. Portanto, nós somos bombeiros de Santa Cruz mas, acima de tudo, somos bombeiros".

Um sentimento que acredita partilhar com todos os seus homólogos. "Os comandantes dos corpos dos bombeiros têm sido bastante solidários e disponíveis para colaborar e estamos sempre disponíveis uns para os outros", afiança. Os Bombeiros de Santa Cruz, naturalmente, fazem parte daquilo que é a região e daquilo que é o sistema municipal e regional de protecção civil e de socorro e estaremos aqui sempre disponíveis e isso é uma situação que tem-se reflectido também nos vários contactos que temos feito com o Serviço Regional de Proteção Civil, que é quem tutela esta vertente operacional, nomeadamente quando as ocorrências passam para o nível supramunicipal, quando ultrapassam a capacidade municipal, a proteção civil regional tem esse papel de coordenar os meios e, naturalmente, que têm que contar com os os vários agentes de protecção civil, nomeadamente com os corpos de bombeiros".

Aí, garante "não existe qualquer ideologia política", importando o socorro para a população sem olhar a raças, nem ideologias, nem sexo, nem nada. É uma vida humana e é por isso que os bombeiros existem", conclui.

As  cerimónias estão marcadas para as 12 horas no Largo da Achada na Camacha.

Outros assuntos em agenda

Hoje, a partir das 8h00, corre-se a Maratona do Funchal, com partida da Rua do Gorgulho. Pelas 9h00 dá-se a partida da Mini Maratona  na Rua Dr. Pita, rotunda ao pé do Enotel e pelas 9h30 parte a Meia Maratona na mesma Rua Dr. Pita. A organização planeia para as 12h00 a entrega de prémios no parque de estacionamento em frente à EEM, na Avenida do Mar.

Não se esqueça que o trânsito estará fortemente condicionado desde as 9h00 e durante várias horas.

Se quer fugir a isso tudo, vá à Festa do Panelo, que decorrerá no Chão da Ribeira, ou simplesmente vá dar um passeio pela ilha.

Pelas 10h30, o PS-Madeira, organiza uma conferência de imprensa com a presença do seu líder, Sérgio Gonçalves, em frente ao edifício do Governo Regional, na Avenida Zarco.

No desporto, a AD Machico recebe o Leça do Campeonato de Portugal, no Estádio de Machico, e para a mesma prova a AD Camacha recebe o Castro Daire no Complexo Desportivo da Camacha, ambos os jogos a começarem às 15h00.

Mais tarde Marítimo recebe o Estoril em jogo da 1.ª jornada da I Liga, que terá lugar no Estádio do Marítimo, a partir das 15h30.

Ao final da tarde, a partir das 18h45 decorre o 19.º Encontro Internacional de Juristas, que  ainda vai durar mais quatro dias (até 26 de Janeiro). Consulte aqui o programa: https://www.excelenciajuridicainternacional.com/programa-foz-do-igua%C3%A7u
A sessão de abertura conta com o presidente do Governo Regional, Miguel Albuquerque, com autoridades e convidados de três continentes, com coordenação do cerimonial pela jornalista Ana Cláudia Barbuda (Itália). Será entregue pela conselheira Cilene Lago Salomão (Roraima, Brasil) o Troféu Excelência Jurídica Internacional a José Jardim Mendonça Prada, referência da advocacia na Madeira. Também o presidente da ALRAM, José Manuel Rodrigues, marca presença. O primeiro dia do evento, que decorre no Hotel Vila Porto Mare, termina pelas 20h20.

Efemérides

1500 - D. Manuel I determina que "não se pague moradia aos moços fidalgos" sem terem dado provas do domínio da língua, com certidão do mestre de gramática.

1561 - Nasce o ensaísta, filósofo e político inglês Francis Bacon, autor de "The Advancement of Learning".

1581 - É derrotada, nos Açores, a esquadra espanhola comandada por Pedro Valdez, enviado de Filipe II.

1655 - Oliver Cromwell dissolve o Parlamento britânico.

1771 - A Espanha cede as Ilhas Malvinas ao Reino Unido.

1808 -- Invasões Francesas. A casa real portuguesa chega ao Brasil. As forças de Napoleão instalam-se em Lisboa.

1815 - É assinado o tratado entre Portugal e o Reino Unido para a abolição do tráfico de escravos, a norte do Equador.

1818 - O Sinédrio é constituído no Porto por Manuel Fernandes Tomás, José Ferreira Borges, José da Silva Carvalho e João Ferreira Viana.

1879 - Perto de quatro mil guerreiros zulus atacam a guarnição britânica em Rorkés Drift, na África do Sul.

1887 -- Morre António Maria Fontes Pereira de Melo, conselheiro do Rei, chefe do Partido Regenerador, primeiro titular das Obras Públicas. Tinha 67 anos.

1898 - Nasce o cineasta Sergei Eisenstein, em Riga, Letónia, realizador de "O Couraçado Potemkin".

1901 -- Morre, aos 81 anos, Alexandrina Victoria, rainha do Reino Unido da Grã-Bretanha e Irlanda. Sucede-lhe o filho Eduardo VII.

1904 -- Nasce o coreógrafo russo George Balanchine, nome essencial da dança no século XX.

1905 - Domingo sangrento em São Petersburgo. Dois mil operários são massacrados pela Guarda do czar. O acontecimento conduziria à Revolução.

1915 -- São decretadas novas leis de trabalho nos setores do comércio e indústria. Estabelece-se um horário de dez horas, com intervalo de duas para o almoço, nos estabelecimentos comerciais, dez a oito horas nas oficinas e fábricas e sete nos escritórios e casas de câmbios.

1916 - Nasce o compositor francês Henri Dutilleux.

1944 - II Guerra Mundial. Cerca de 50 mil soldados aliados desembarcam em Anzio, a sul de Roma, na retaguarda das forças nazis.

1945 -- Morre Dias Antunes, coronel da força aérea portuguesa deportado em Timor, na ilha de Atauro. Em 1978 viria a ser reintegrado, a título póstumo.

1957 - Israel completa a retirada da península do Sinai, mas permanece na Faixa de Gaza.

1961 - Operação Dulcineia. O capitão Henrique Galvão desvia o paquete Santa Maria, para o Brasil, com o objetivo de chamar a atenção da comunidade internacional para a ausência de liberdades fundamentais em Portugal.

1963 - A França e a Alemanha assinam o Tratado do Eliseu, que sela a reconciliação entre os dois países.

1970 -- Começa o serviço regular do Boeing 747 entre Nova Iorque e Londres.

1972 -- O Reino Unido, a Dinamarca, a Irlanda e a Noruega entram para a CEE. A Noruega abandonaria a organização após referendo nacional.

1973 -- O Supremo Tribunal dos EUA estabelece o quadro legal para a despenalização do aborto.

1974 - O empresário Jorge Jardim, de Moçambique, define o plano para a aplicação do Programa de Lusaca, que prevê a independência dos territórios coloniais, e admite o recurso a um golpe de estado.

1975 - Primeiro Congresso do CDS. Nesse congresso, foi eleita a primeira Comissão Política, que teve como presidente e vice-presidente, respetivamente, Diogo Freitas do Amaral e Adelino Amaro da Costa.

- É publicado o regime de transição dos funcionários públicos portugueses dos novos Estados africanos.

1976 - O jornal República é devolvido à direção de Raul Rego.

1979 - Abu Hassan Salameh, alegado mentor do massacre da equipa israelita nos Jogos Olímpicos de Munique de 1972, é assassinado em Beirute.

1980 - O Governo soviético detém o físico Andrei Sakharov, Nobel da Paz em 1975, e retira-lhe os títulos oficiais.

1981 -- Morre, com 80 anos, Luís Hernâni Dias Amado, Grão-Mestre da Maçonaria Portuguesa. Sucede-lhe Adão e Silva.

1985 -- Morre Josephine Shercliff, decana da imprensa estrangeira em Portugal. Tinha 82 anos.

1986 - São condenados à morte os três réus acusados do assassínio da primeira-ministra indiana Indira Gandhi.

1988 -- Morre, com 58 anos, o guitarrista e compositor espanhol Sabastian Maroto, autor da música para "Bodas de Sangue", de Frederico García Lorca.

1989 -- Morre, com 75 anos, o poeta húngaro Sandor Weores.

1991 - O acusador público norte-americano revela que o general Manuel Noriega, antigo presidente do Panamá, recebeu salário da CIA durante 15 anos.

1992 -- Morre, aos 74 anos, o historiador português Luís de Albuquerque.

- Morre, aos 84 anos, o psiquiatra Barahona Fernandes.

1998 - A revista Newsweek revela a existência de um caso entre o Presidente dos EUA, Bill Clinton, e uma estagiária da Casa Branca.

- Theodore Kaczynski, também conhecido como Unabomber, matemático, escritor e ativista político, é condenado a prisão perpétua.

1999 - Dirigentes do PSD e PP formalizam os princípios constitutivos da Alternativa Democrática.

2002 -- Arranca o sistema de vigilância eletrónica de arguidos. Os tribunais passam a poder optar por trocar a prisão preventiva por uma pulseira eletrónica de controlo à distância. A decisão de aplicar pela primeira vez este mecanismo alternativo à pena de prisão é tomada pelo Tribunal Criminal da Comarca de Oeiras.

António Costa apresenta hoje pulseiras electrónicas para arguidos

A sessão de apresentação dos sistemas de vigilância electrónica de arguidos, em que concorreram cinco empresas com os respectivos modelos electrónicos, realiza-se no Centro Cultural de Belém (CCB), em Lisboa, com a presença do primeiro-ministro.O co

2004 - É criada a Ficha Técnica da Habitação.

2006 - Aníbal Cavaco Silva é eleito Presidente da República, com 50,54 por cento dos votos.- O Partido Africano da Independência de Cabo Verde vence as eleições legislativas.- Juan Evo Morales toma posse como 65.º Presidente da Bolívia.

2007 - Portugal e Argélia assinam acordo de cooperação no setor energético, no encerramento da I Cimeira entre os dois países.

- Morre, com 94 anos, o Abade Pierre, Henri Grouès, fundador do movimento de luta contra a pobreza Emaús.

2008 - Catorze países ratificam em Madrid um protocolo de gestão costeira, no âmbito do Convénio de Barcelona, que obriga a proteger os primeiros 100 metros dos 46 mil quilómetros da costa do Mediterrâneo.

- A criação de uma base de dados de perfis de ADN é promulgada pelo Presidente da República, Cavaco Silva.

2009 - Cimeira Ibérica. Os governos de Portugal e de Espanha estabelecem o modelo final da linha e da estação Elvas/Badajoz do TGV.

- O Presidente norte-americano, Barack Obama, decreta o encerramento do centro de detenção de Guantánamo no prazo de um ano.

2010 -- É inaugurado o Centro de Procriação Medicamente Assistida da Maternidade Júlio Dinis.

2012 - A maioria dos croatas vota a favor entrada da Croácia na União Europeia, com mais de 60 por cento dos eleitores a votar "sim" no referendo.

-- Morre, aos 85 anos, Joe Paterno, lendário treinador que conquistou a melhor marca em termos de títulos no futebol americano universitário nos Estados Unidos.

2013 - O partido do primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, o Likud, de direita, mantém-se o mais votado nas eleições legislativas, mas enfraquecido pelos avanços do partido centrista Yesh Atid.

- Os ministros das Finanças da União Europeia aprovam, em Bruxelas, a introdução de um imposto sobre as transações financeiras em 11 Estados-membros, entre os quais Portugal, através do mecanismo de cooperação reforçada, anunciou a presidência irlandesa da UE.

2014 - A polícia destrói as barricadas dos manifestantes em Kiev, Ucrânia. Os protestos espalham-se a outras cidades. No final do mês, o número de mortes ascende a quatro e há mais de 500 feridos.

2015 - Primeira ronda das negociações entre os EUA e Cuba, em Havana, para discutir a reabertura de embaixadas. A delegação norte-americana é chefiada pela secretária de Estado adjunta para os Assuntos do Hemisfério Ocidental, Roberta Jacobson, e a equipa cubana por Josefina Vidal, diretora-geral para os EUA no Ministério dos Negócios Estrangeiros de Cuba.

- Os acionistas da PT SGPS dão luz verde à venda da PT Portugal aos franceses da Altice, com 97,81% de votos favoráveis, num negócio avaliado em 7,4 mil milhões de euros.

- O PSD e os deputados do CDS-PP chumbam, na generalidade, na Assembleia da República, os projetos do BE, PS e PEV para estender aos casais de homossexuais a possibilidade de adoção de crianças.

2016 -- A Assembleia da República aprova sem votos contra, com o apoio de todas as forças de esquerda, uma resolução do PS recomendando ao Governo a reposição dos complementos de pensão de trabalhadores de empresas do setor público empresarial.

- Governo e parceiros sociais, com exceção da CGTP, assinam um acordo para a subida do salário mínimo nacional para os 530 euros em 2016.

2017 -- Morre, aos 84 anos, Francisco Palmeiro, figura do Benfica entre 1953 e 1961.

2018 - Morre, aos 88 anos, Ursula K. Le Guin, escritora norte-americana de livros de fantasia e ficção cientifica.

2019 - O Tribunal da Relação de Lisboa considera prescritos os crimes de que o ex-presidente do Benfica João Vale e Azevedo estava acusado, relativos ao desvio de dinheiro dos direitos televisivos do clube.

2020 -- Macau confirma o primeiro caso do novo coronavírus, numa altura em que há mais de 440 infetados. Começa o isolamento da cidade de Wuhan ao mundo, devido ao novo coronavírus com as autoridades de saúde a cancelar voos e saída de comboios.

- Portugal anuncia que acionou os dispositivos de saúde pública e põe em alerta o Hospital de São João (Porto), o Curry Cabral e o Estefânia (Lisboa).

- A empresária angolana Isabel dos Santos é constituída arguida por alegada má gestão e desvio de fundos durante a passagem pela petrolífera estatal Sonangol.

2021 - O primeiro caso de covid-19 associado à variante genética da África do Sul é identificado em Portugal pelo Instituto Nacional de Saúde Ricardo Jorge (INSA).

2022 -- Morre Don Wilson, guitarrista norte-americano, cofundador da banda The Ventures. Aos 88 anos

Este é o vigésimo segundo dia do ano. Faltam 343 dias para o termo de 2023.

Pensamento do dia

"O grande sim é o sim à morte".  E. M. Cioran (1911-95), escritor francês de origem romena.