Madeira

JSD destaca "respostas diferenciadores" dos municípios para o envelhecimento activo

None

'As vantagens e desafios do desenvolvimento de centros de dia intergeracionais', foram o mote para a visita realizada pela JSD/M ao centro social do Paul do Mar.

Neste centro social destaca-se o projecto, iniciado em 2014 e dinamizado pela Câmara Municipal da Calheta, que consiste no contacto entre a população mais idosa e as crianças das freguesias.

“A pirâmide etária e o envelhecimento da população são cada vez mais um desafio para os diferentes níveis de poder”, começou por referir Beatriz Leça Pereira, vogal da comissão política da JSD, salientando que “estas respostas vêm desenvolver uma política de envelhecimento activo dotando os mais idosos de competências  que lhe asseguram uma melhor qualidade de vida e saúde mental”.  

A jovem dirigente social-democrata, citada em nota de imprensa, destacou o trabalho realizado em matérias sociais como um "bom exemplo" de como "as políticas municipais impactam positivamente na vida da população”.

“Dos diversos testemunhos recolhidos, uma das conclusões a retirar desta visita,  trata-se de reconhecer que a criação deste centro veio transformar a vida destas pessoas, revelando-se como uma boa solução para combater a solidão junto dos mais idosos, mantendo-lhes rotinas e estímulos”, particularizou.

O centro social do Paul do Mar, sob a responsabilidade da Câmara Municipal, tem a particularidade de ser o único da Região a realizar as suas actividades (reabilitação física e motora, eventos recreativos e estimulação cognitiva) nas infra-estruturas de uma escola.

No entender de Beatriz Leça Pereira “todas estas iniciativas, provenientes do poder local, são estruturais para o aumento da qualidade de vida da população sénior e proporciona aos mais jovens um contexto e formação diferenciadores digno de registo”, assinala.