5 Sentidos

‘Fado Funchal’ de regresso aos palcos da cidade

O Teatro Municipal Baltazar Dias e o Auditório do Jardim Municipal recebem a 5.ª edição desta iniciativa que tem apoio da Câmara Municipal do Funchal e da Savoy Signature

Dois dos concertos acontecem no Teatro Municipal Baltazar Dias. 
Dois dos concertos acontecem no Teatro Municipal Baltazar Dias. , Foto DR

Entre os dias 18 e 21 de Janeiro, os palcos do Teatro Municipal Baltazar Dias e do Auditório do Jardim Municipal recebem a 5ª edição do ‘Fado Funchal’, um evento que conta com o apoio da Câmara Municipal do Funchal e da Savoy Signature.

Conforme note informativa divulgada pela autarquia funchalense, serão mais de 40 os artistas, entre fadistas e músicos, que vão protagonizar os oito concertos agendados.

No primeiro dia do evento, a 18 de Janeiro, o Auditório do Jardim Municipal acolhe a Associação de Fado da Madeira. O espectáculo, que começa às 18 horas, terá como ‘estrelas’ alguns artistas mais jovens, seguindo-se, às 19h30, o concerto 'Graças, Anas e Amálias', de Bia Caboz, numa ode às mulheres, misturando canções autorais, com as de Ana Moura e de Amália Rodrigues.

No dia 19, uma vez mais às 18 horas no palco do Jardim Municipal, será a vez de Filipe Passos e Xico Martins revitalizarem o Fado Salão, quer a nível estético quer a nível musical e poético, através da valorização dos poetas insulares. Uma hora e meia depois, pelas 19h30, Mónica Pinto com 'Fado Antigo', vai dar voz a temas mais antigos, utilizando a guitarra portuguesa e a viola de Fado.

Dia 20, pelas 18 horas, estarão no Auditório do Jardim Municipal, vamos ter uma mistura de sonoridades do fado com o flamengo, no Fado das Quinas; às 19h30, será a vez de Susana Andrade incorporar diversas influências musicais, tais como Jazz, música clássica e música popular.

Noutro palco, no Teatro Municipal Baltazar Dias, pelas 21 horas, Jonas & Lander vão proporcionar um espectáculo híbrido entre a dança e o concerto de música com nove performers, nomeadamente quatro bailarinos, quatro músicos e um fadista (bailarino).

No último dia, às 16 horas, o foyer do Teatro Municipal Baltazar Dias acolhe a apresentação do livro 'Severa 1820', que reúne uma dezena de contributos que incidem sobre os três momentos fundacionais do fado enquanto canção de Lisboa. E na sala de espetáculos, pelas 21 horas, subirá ao palco Ricardo Ribeiro, fadista que costuma actuar nas casas de fado Marquês da Sé e Mesa de Frades.

A 5.ª edição do 'Fado Funchal' é de entrada livre no Auditório do Jardim Municipal, sendo que o concerto de Jonas & Lander e de Ricardo Ribeiro, no Teatro Municipal Baltazar Dias, tem um custo de 7 euros, podendo os bilhetes ser adquiridos na bilheteira do Teatro ou online, na Ticketline.