Madeira

Bandeiras Eco-Escolas hasteadas no Porto Santo

None

As bandeiras 'Eco Escolas' foram hasteadas, esta manhã, nas vários estabelecimentos de ensino da 'Ilha Dourada'.

A primeira a receber o galardão foi a Escola Básica e Secundária Prof. Dr. Francisco de Freitas Branco, que recebe a distinção pelo 16.º ano consecutivo. Coube a Mariana Vasconcelos entregar o galardão. Na ocasião, a vereadora da Câmara Municipal do Porto Santo com o pelouro do Ambiente, destacou, precisamente, o facto de esta ter sido a primeira escola do Porto Santo "a implementar este projecto, em 2006”.

“É sempre muito importante a esta implementação das práticas ambientais, as políticas dos 3R's, e não esquecer que estamos numa era em que as alterações climáticas já se fazem sentir e são muito prejudiciais, e vocês [alunos] têm de continuar as boas praticas ambientais”, salientou. 

Já coordenadora da Reserva da Biosfera, Licínia Soares, aproveitou a ocasião para referir que “as escolas do Porto Santo têm feito um grande trabalho na formação ambiental", destacando o papel dos alunos, que levam para caso os ensinamentos adquiridos em contexto escolar. E acrescentou que “os trabalhadores da edilidade, como também da ARM, tem feito um bom trabalho, têm tentado que as nossas ruas estejam sempre limpas, e este trabalho também tem de ser feito por todos nós”, acrescentou. 

Nuno Batista anuncia 'Orçamento Participativo Jovem'

O presidente da Câmara Municipal do Porto Santo, Nuno Batista, aproveitou o hastear da bandeira 'Eco-Escolas' para anunciar às largas dezenas de alunos presentes o lançamento do Orçamento Participativo Jovem, referindo ser esta "uma oportunidade que vocês têm para lançar um projecto que queiram ver concretizado, na vossa escola ou em outro espaço qualquer”.

O edil concretizou, dizendo que em breve esse projecto será apresentado a toda a comunidade. “Em breve viremos aqui, a esta escola, para apresentar este projecto, e posso dizer que em termos de orçamento, terá inicialmente o valor de cinco mil euros, para vocês fazerem uma actividade. Devem agora, em conjunto com os vossos docentes, pensar em várias situações que podem apresentar”. 

Além da escola Escola Básica e Secundária Prof. Dr. Francisco de Freitas Branco, recebem, esta quinta-feira, o galardão Eco-escolas a Escola Básica do 1º ciclo com Pré-Escolar do Porto Santo (13º ano de galardão), o Núcleo Infantil do Pé-do-Pico (8º ano de galardão), a Escola de Nossa Senhora da Conceição – Externato (14º ano de galardão) e o Centro de Actividades e Capacitação para a Inclusão (12º ano de galardão).