Madeira

Caniçal ganha nova estação elevatória com meio ano de atraso

Conheça aqui as iniciativas que marcam a agenda desta quinta-feira, 18 de Janeiro

Faz agora um ano, a secretário regional do Ambiente visitou as obras da Estação Elevatória do Caniçal, apontando a conclusão dos trabalhos para o mês de Junho do ano passado. 
Faz agora um ano, a secretário regional do Ambiente visitou as obras da Estação Elevatória do Caniçal, apontando a conclusão dos trabalhos para o mês de Junho do ano passado. , Foto Arquivo/DR

Já estão concluídas as obras de reformulação da Estação Elevatória de Águas Residuais (EEAR) do Caniçal, que hoje inaugurada, pelas 11 horas, pelo presidente do Governo Regional. A renovada estação vem com pelo menos seis meses de atraso em relação ao previsto.

Os trabalhos de reformulação desta estrutura deviam ter ficado concluídos no mês de Junho do ano passado, conforme foi apontado por Susana Prada, em Janeiro do ano passado, aquando de uma visita ao local para se inteirar do andamento dos trabalhos.

Estação elevatória de águas residuais do Caniçal vai custar 1,5 milhões e deve estar pronta em Junho

A nova estação elevatória de águas residuais vai custar 1,5 milhões de euros e deverá estar pronta ainda no final de Junho. A secretária regional de Ambiente, Recursos Naturais e Alterações Climáticas visitou hoje as obras em curso.

A obra custou mais do que inicialmente previsto, já que aquando do lançamento do concurso, em Junho de 2020, estava previsto custar 1,2 milhões de euros. No final do trabalhos, feitas as contas, temos uma nova estrutura que resulta de um investimento de 1,6 milhões de euros.

Situada junto ao porto comercial do Caniçal, no local onde existia a anterior Estação Elevatória, a nova unidade vai assegurar a melhoria da gestão e funcionamento do sistema de drenagem de águas residuais do concelho de Machico.

A obra, da responsabilidade da empresa pública Águas e Resíduos da Madeira (ARM), há muito que era reivindicada, já que a antiga Estação Elevatória do Caniçal, inaugurada em 1993, encontrava-se subdimensionada, tendo em conta o acréscimo populacional verificado desde o ano em que entrou em funcionamento. A par disso, sempre que a chuva cai com maior abundância, era comum verificaram-se algumas anomalias no funcionamento da estação, em parte devido ao referido subdimensionamento, agravado pela grande afluência de águas pluviais.

Esta nova estação possui um poço com maior capacidade de armazenamento para fazer face ao aumento dos caudais, bem como novos grupos de electrobombas para elevar mais caudais para a ETAR; e ainda um novo sistema de desodorização.

Na nota enviada às redacções, a Presidência do Governo Regional realça que "a ARM tem também em fase de conclusão o projecto de remodelação e ampliação dos sistemas de drenagem do município de Machico, cujas intervenções, ao nível das redes colectoras, estações elevatórias e estações de tratamento de águas residuais, têm por objectivo a redução dos pontos de descarga directa no meio receptor, a conexão de colectores existentes que se encontravam fora de serviço, o aumento da cobertura de serviço e a reformulação do destino das águas residuais no referido concelho".

A mesma nota destaca que "a concretização deste investimento permitirá a prestação de um serviço de qualidade à população do Caniçal, bem como contribuirá para o cumprimento da Directiva da Qualidade da Água, tendo por objectivo principal a conservação e melhoria do ambiente aquático". 

A inauguração, que contará com a presença de Miguel Albuquerque, está agendada para as 11 horas desta quinta-feira. 

Saiba que outras iniciativas estão agendadas para hoje na Madeira:

9h00 – Feira de Artesanato no Mercado dos Lavradores, no âmbito da iniciativa ‘Feiras Temáticas’.

09h30 - Escala Inaugural do navio MSC Virtuosa no Porto do Funchal; à mesma hora tem início a reunião semanal do executivo da Câmara Municipal do Funchal.

9h40 - Tem início a cerimónia de hastear da bandeira Eco-escolas nos estabelecimentos de ensino do Porto Santo, começando com a Escola Básica e Secundária Prof. Dr. Francisco de Freitas Branco (16º ano de galardão). Segue-se a Escola Básica do 1º ciclo com Pré-Escolar do Porto Santo (13º ano de galardão), às 10h30; o Núcleo Infantil do Pé-do-Pico (8º ano de galardão), às 11h00; às 11h30 será a vez da Escola de Nossa Senhora da Conceição – Externato (14º ano de galardão); finalizando, às 12h00, com o Centro de Actividades e Capacitação para a Inclusão (12º ano de galardão).

10h00 – Juntos pelo Povo tem uma acção política, em que será porta-voz o deputado Rafael Nunes. Também às 10h00, tem início, na Escola Secundária Jaime Moniz, a palestra ‘A Influência do Agente Desportivo Autárquico no Desenvolvimento do Desporto’.

11h00 – Iniciativa Política do PCP onde será abordado o estado de desqualificação dos bairros sociais na Região Autónoma da Madeira. O Bairro da Nogueira, na Camacha, foi o local escolhido para esta acção.

À mesma hora, na Assembleia Legislativa da Madeira, José Manuel Rodrigues recebe, em audiência, o Comandante do Comando Territorial da Guarda Nacional Republicana na Região Autónoma da Madeira, Tenente-Coronel Marco Pereira Nunes, que tomou posse no cargo recentemente.

14h00 – no âmbito da Formação de base para Técnicos de Protecção Civil de âmbito municipal, decorre o Exercício CPX - Exercício de Logística do SMPC, em articulação com o Centro de Coordenação Operacional Municipal (CCOM) e com os Postos de Comando Operacional. São 16 os técnicos municipais de diversos Municípios da RAM que concluíram com sucesso o curso, promovido pela AMRAM, que decorreu entre 17 de Maio e 24 de Novembro do ano passado, num total de 150 horas de formação, ministrado pela Universidade Lusófona do Porto, Entidade titulada pela COFAC – Cooperativa de Formação e Animação Cultural.

A partir das 14h30, no Jardim da Serra, mais precisamente na Quinta Leonor, tem início mais uma sessão de ‘Tempos de Hortifruticultura 2023’, focando, desta vez, na reprodução de plantas.

15h30 – acção política do PSD-M no concelho de São Vicente.

17h00 – estreia do craque madeirense, Cristiano Ronaldo, num jogo fo Al Nassr, tendo como adversário Leonel Messi.

17h30 – A delegação da Madeira da Alzheimer Portugal promove uma acção de informação sobre a demência, intitulada: ‘Demências: O que são?’. A iniciativa tem lugar na Escola da Apel.

18h00 – segundo dia do ‘Fado Funchal’. Os espectáculos acontecem no auditório do Jardim Municipal, com entrada gratuita. Primeiro subirão ao palco Filipe Passos e Xico Martins, seguindo-se, às 19h30, Mónica Pinto e Miguel Xavier.

Também às 18h00, no Salão Paroquial da Igreja do Rochão, na Camacha, tem lugar a reunião Ordinária Pública, descentralizada, da Câmara Municipal de Santa Cruz.

Esta quinta-feira temos o último dia de votações para as várias estruturas da Ordem dos Médicos, devendo ser conhecidos os resultados para a eleição do presidente do Conselho Médico da Madeira, cargo a que concorrem duas listas: a lista A, liderada pelo otorrinolaringologista Carlos Martins, numa linha de continuidade e renovação do mandato; à qual se opõe a lista M, liderada pelo neurocirurgião Gil Bebiano que promete uma Ordem mais activa na Região.  

Entre as efemérides que marcam o dia 19 de Janeiro, destaque para:

1919 - A Monarquia é proclamada no Porto, por Paiva Couceiro, que organiza uma Junta Governativa.

1921 - É fundado o Sporting de Braga.

1938 - A força aérea das forças Nacionalistas do general Franco bombardeia as cidades de Valência e Barcelona, matando mais de 700 pessoas.

1945 - II Guerra Mundial. O Exército Vermelho ocupa Tilsit e Cracóvia, na Polónia. No Japão, tropas norte-americanas desembarcam em Iwo-Jima.

1960 -Os Estados Unidos e o Japão assinam o Tratado de Cooperação e Segurança Mútua.

1964 -Num jogo de futebol da Taça do Brasil, entre o Santos e o Grémio, o futebolista Pele vai para a baliza não sofrendo nenhum golo.

1966 - Indira Gandhi torna-se primeira-ministra da Índia.

1978 - O PS, de Mário Soares, e o CDS, de Diogo Freitas do Amaral, assinam um acordo para a formação do II Governo Constitucional.

1985 - João Campos sagra-se campeão do Mundo der 3000m em pista coberta, nos Jogos Mundiais de pista Coberta de Paris.

2004 -A Agência Espacial Europeia divulga a primeira imagem da superfície de Marte obtida pela sonda Mars Express. 

2008 - O velejador madeirense João Rodrigues sagra-se vice-campeão mundial de prancha olímpica (classe RS:X), após a Medal Race (última prova, destinada aos dez melhores classificados) da prova que decorreu em Takapuna Beach, Nova Zelândia.

2020 - O Consórcio Internacional de Jornalismo de Investigação revela mais de 715 mil ficheiros, sob o nome de 'Luanda Leaks', que detalham esquemas financeiros de Isabel dos Santos e do marido, Sindika Dokolo, que terão permitido retirar dinheiro do erário público angolano, utilizando paraísos fiscais.

2022 - Portugal ultrapassa os dois milhões de pessoas infectadas pelo coronavírus SARS-CoV-2 desde o início da pandemia de covid-19, o que equivale a cerca de 20% da população. Pelo terceiro dia consecutivo, Portugal bate um novo máximo de novos contágios diários, com mais 3.887 novas infecções do que na quarta-feira.

Neste que é o décimo nono dia do ano e quando faltam 346 dias para o termo de 2023, temos como pensamento do dia uma frase do poeta português Eugénio de Andrade: "O deserto não tem parado de crescer".