Madeira

Escolas do Porto Moniz são bandeira na ecologia

Tome nota da agenda para esta quarta-feira

None

As escolas do Porto Moniz são bandeira na ecologia e o trabalho feito continua a ser reconhecido. Para esta tarde, a partir das 15 horas, está agendada a cerimónia do hastear da Bandeira Verde das escolas do concelho. A cerimónia vai decorrer na Câmara Municipal do Porto Moniz, onde todas os estabelecimentos de ensino são 'Eco-escolas'. A secretária regional de Ambiente, Recursos Naturais e Alterações Climáticas, Susana Prada, vai marcar presença na cerimónia.

A Madeira lidera há 16 anos a taxa de implementação do Programa Eco-Escolas a nível nacional e hoje 88% das escolas públicas da Região têm esta distinção. No Porto Moniz todas as escolas têm esse 'estatuto'.

Recentemente, e ainda relativamente ao ano lectivo 2021/2022, foram galardoadas 129 escolas (129 bandeiras verdes) de todos os concelhos da Região, com a particularidade de existirem cinco municípios onde as escolas são todas Eco-Escolas (Porto Moniz; São Vicente, Calheta; Câmara de Lobos e Porto Santo).

Saiba que outras iniciativas estão agendadas para hoje na Madeira:

9h30 - ACIF - Sessão de abertura - Reunião de Consórcio do Projeto INSULAE - “Maximizing the impact of innovative energy approaches in the EU islands”, no Hotel The Vine - Sala de conferências “calhau lounge”.

11h00 - Humberto Vasconcelos, participa no lançamento da terceira edição de ‘A Corriola’,

Escola Agrícola da Madeira - São Vicente.

11h00 - José Manuel Rodrigues, recebe em audiência, a Embaixadora da Turquia,

Lale Ülker, na Assembleia Legeslativa da Madeira

11h00 - Miguel Albuquerque, estará  na cerimónia de entrega de divisas a 16 novos polícias florestais, que terminaram a sua formação e o período de experiência. Nessa mesma cerimónia será entregue uma viatura ligeira 4x4, na Quinta Magnólia

18h00 - Começa a 5.ª edição do Festival Fado, que decorre até 21 de Janeiro. A partir das 18 horas, sobem ao palco a Associação de Fado Da Madeira Com Vozes de jovens fadistas: Paulo Ferreira, Ana Beatriz, Mariana Correia, Énia Caires, Leonor Castro e Neuza Barreto Músicos: Samuel Cabral, Paulo de Carvalho e Rafael Carvalho. Às 19h30 será a vez da actuação de Beatriz Silva. Tudo para assistir Auditório do Jardim Municipal.

EFEMÉRIDES

18 de Janeiro é Dia Internacional do Riso.

1367 - D. Fernando é aclamado Rei de Portugal.

1535 - O conquistador espanhol Francisco Pizarro funda a cidade de Lima, Peru.

1752 - Morre, em Lisboa, o arquiteto alemão Frederico Ludwig, autor do projeto do Convento de Mafra. Tinha 78 anos.

1778 - O explorador britânico James Cook descobre as ilhas Hawai.

1871 - Guilherme I proclama a constituição do Império alemão.

1912 - O explorador britânico Robert Scott chega ao Pólo Sul.

1919 - Começa a Conferência de Paz de Versalhes sobre a Grande Guerra de 1914-1918. A delegação portuguesa é chefiada por Egas Moniz.

1943 - II Guerra Mundial. O Exército Vermelho ataca as forças alemãs em Leningrado, atual São Petersburgo, obrigando-as a levantar o cerco no dia seguinte.

1968 - Guerra Fria. Os EUA e a URSS concordam na necessidade de estabelecer controlo sobre as armas nucleares dos dois países.

1976 - Realiza-se o primeiro voo comercial do avião supersónico Concorde, entre Londres e o Bahrein.

1984 - Morre, aos 46 anos, o poeta português José Carlos Ary dos Santos.

1989 - Inauguração das instalações da Agência de Notícias Lusa.

1990 - Começam as operações de limpeza do litoral da Ilha de Porto Santo, atingida por uma maré negra.

2008 - A Assembleia da República aprova, com os votos do PS e do PSD, as alterações à Lei Eleitoral das Autarquias Locais, numa votação em que o deputado socialista Manuel Alegre se absteve por discordar da "distorção" da proporcionalidade.

2010 - O italiano Pierluigi Collina é eleito melhor juiz de futebol de todos os tempos pela Federação Internacional de História e Estatística do Futebol.

2016 - Morre, aos 89 anos, António Almeida Santos, presidente honorário do PS, antigo ministro e ex-presidente da Assembleia da República.

2020 - O candidato e presidente do PSD, Rui Rio, é reeleito com 53,02% dos votos, derrotando o ex-líder parlamentar Luís Montenegro, que teve 46,98%.

2022 - Morre Lusia Harris, basquetebolista norte-americana, a única mulher a ser escolhida por uma equipa da NBA. Aos 66 anos.

 "O resultado de uma grande guerra é sempre uma má litografia".  Eça de Queiroz (1845-1900), escritor e diplomata português