Desporto

Sporting bate FC Porto e qualifica-se para a final da Taça Hugo dos Santos

None

O Sporting venceu hoje o FC Porto, por 97-84, e qualificou-se para a terceira final consecutiva da Taça Hugo dos Santos de basquetebol e aguarda pelo vencedor da segunda meia-final entre Benfica e Ovarense.

Os 25 pontos do base Marcus Lovett Jr. revelaram-se decisivos, numa partida que os 'leões' mantiveram sempre no comando, contando com um decisivo segundo quarto, onde conseguiram um parcial de 19-26.

Inicialmente, o Sporting, com processos simples, procurou colocar Travante Williams e Marcus Lovett Jr. em situações um contra um, dando-lhes condições para alvejar o cesto (lançaram sete e cinco vezes no primeiro quarto, respetivamente), quando um parcial de 6-0 permitiu ao conjunto 'leonino' distanciar-se no marcador (10-16).

O segundo período foi marcado por um jogo mais físico, assente num maior número de ressaltos ofensivos e defensivos do Sporting (cinco e 19, ao intervalo), que, perante a maior agressividade dos seus jogadores, conseguiu tirar os 'dragões' fora da sua zona de conforto, levando uma vantagem de 12 pontos para os balneários (35-47).

Os 'leões' continuaram a mostrar uma maior assertividade, tanto na defesa como ofensivamente, com um maior acerto nos lançamentos exteriores, perante o desespero das bancadas do Pavilhão Multiusos de Gondomar, que, na sua esmagadora maioria, apoiavam os portistas.

A subida de produção de Max Landis e Teyvon Myers, bem como uma menor eficácia nos lances livres do conjunto 'verde e branco', permitiu à equipa de Fernando Sá aproximar-se no marcador, frente a um Sporting que nunca teve receio em ceder a quarta falta, concedendo bastantes 19 lançamentos livres à equipa nortenha, 12 dos quais convertidos, até ao final do terceiro quarto, com o FC Porto a superiorizar-se por 21-20 no período.

O FC Porto chegou a estar a cinco pontos do Sporting, com o lançamento triplo de Michael Finke a deixar o resultado em 74-79, mas o esforço portista não foi suficiente para que o vencedor da partida se discutisse até ao último segundo de jogo.

A equipa 'leonina' bateu assim o líder do campeonato FC Porto, vingando a derrota por 91-89, no único anterior duelo entre as equipas na presente temporada.

Com este resultado, o Sporting apurou-se para a final da 14.ª edição da Taça Hugo dos Santos, que decorrerá no domingo, contra o vencedor da segunda meia-final entre Benfica e Ovarense, disputada a partir das 17:30 de hoje.