Madeira

Festival Baila que Baila levou centenas de pessoas a Gaula

Secretária da Inclusão Social e Cidadania destaca o evento que serviu para reavivar tradições

None

As tradições ainda estão bem vivas a julgar pelo ambiente que se viveu ontem, sexta-feira, 26 de Agosto, na freguesia de Gaula, com o festival de folclore a animar os cerca de 200 convidados presentes. Foram vários os momentos de entretenimento que mostraram ao público presente que o folclore permanece intacto na agenda cultural da região.

A terceira edição do festival 'Baila que Baila', dinamizado pela Casa do Povo de Gaula, contou com cinco grupos folclóricos que exibiram com muita animação a sua identidade cultural, revestida de cores e música.

“A Casa do Povo de Gaula está de parabéns, por este fantástico evento”, começou por referir a Secretária Regional, Rita Andrade, que realçou ainda a qualidade destas iniciativas, pois “mantêm vivas as tradições e promovem momentos tão ricos de partilha de culturas e saberes”.

Rita Andrade destacou ainda o dinamismo da Casa do Povo e da sua direcção, representada por Miquelina Faria, enaltecendo o trabalho diário de todos os colaboradores da instituição. A comprovar esse mesmo dinamismo, a Secretária Regional deu, como exemplo, o sucesso deste festival realçando a capacidade da Casa do Povo em organizar um festival desta dimensão “com uma moldura humana fantástica”.

“Podem contar com o apoio do Governo Regional para edições futuras deste festival”, assegurou a Secretária Regional com a tutela do Desenvolvimento Local.

Estiveram presentes cinco grupos folclóricos, nomeadamente da Beira (Ilha de São Jorge – Açores), Casa do Povo de Gaula, Casa do Povo de Santa Cruz, Grupo de Folclore do Rochão e Grupo de Folclore Cultural e Recreativo da Quinta Grande.

Todos os grupos participantes receberam troféus por parte das entidades oficiais presentes, tendo havido também lugar a uma homenagem ao responsável do Grupo de Folclore da Casa do Povo de Gaula, Manuel Sena, e à Casa do Povo de Gaula, anfitriã deste evento, que vai ganhando cada vez mais destaque na freguesia. Destaque ainda para a homenagem surpresa à funcionária da Casa do Povo local, Sónia Gonçalves, que recebeu o troféu de forma emocionada pela ovação geral que se fez sentir no auditório Salão Paroquial de Nossa Senhora da Luz.