Madeira

Família madeirense pede ajuda para tratamento de bebé de 10 meses

Margarida foi diagnosticada com plagiocefalia aos nove meses de vida. A mãe pede ajuda financeira para o tratamento que pode ultrapassar os cinco mil euros

A família pede a quem puder ajudar financeiramente que o faça através do IBAN PT50001000005626459000129
A família pede a quem puder ajudar financeiramente que o faça através do IBAN PT50001000005626459000129, Foto DR

Tatiana e Carlos Silva, os pais da pequena Margarida de 10 meses, diagnosticada com plagiocefalia, lançaram um apelo público esta quinta-feira, 25 de Agosto, na rede social Facebook para angariar fundos de forma a custear o tratamento, que pode ultrapassar os cinco mil euros. 

Ao DIÁRIO, Tatiana Silva revela que o problema começou a dar sinais logo nos primeiros meses de vida, contudo apenas na consulta do bebé aos nove meses foi informada de que se tratava de algo "grave". 

A família recorreu a uma consulta de neuropediatria numa clínica privada, onde a pequena Margarida foi diagnosticada com plagiocefalia, cujo tratamento é realizado em território continental, na cidade do Porto. 

Não temos muito tempo, o tratamento tem que ser feito o mais rápido possível. O tratamento é feito no Porto, teríamos que ir de 15 a 15 dias ao Porto para fazer ajustes como apertar, alargar ou recortar. Tatiana Silva 

O tratamento com recurso a uma ortótese craniana dinâmica, mais conhecido como 'capacete', tem como objectivo redireccionar o crescimento craniano e aumentar ou devolver a simetria, nesse sentido o capacete deve ser ajustado com alguma regularidade pelo especialista. O tratamento tem a duração no mínimo de três meses, sendo que poderá custar mais de cinco mil euros, contabilizando os gastos com as viagens entre a Madeira e o Continente, as estadias e as consultas. 

O tratamento é um absurdo e infelizmente não é comparticipado, que é considerado um problema estético.. Peço por favor em quem puder ajudar nem que seja um pouco eu agradeço de coração, não temos muito tempo, o tratamento tem que ser feito o mais rápido possível. Tatiana Silva

A família pede a quem puder ajudar financeiramente que o faça através do IBAN PT50001000005626459000129.

Plagiocefalia

A plagiocefalia corresponde a uma assimetria do perímetro craniano do bebé, que devido à sua grande plasticidade pode sofrer deformidades através de forças externas, pós-natais ou pré-natais.