Madeira

Hoje há Festa do Vinho, o Encontro de Emigrantes de São Roque do Faial e Festival de Folclore em Gaula

Descubra os acontecimentos que marcam a actualidade regional nesta sexta-feira, 26 de Agosto, Dia Mundial do Cão e Dia Internacional da Igualdade Feminina

None

Confira as iniciativas que marcam o ducentésimo trigésimo oitavo dia do ano, em que estamos a 127 dias do fim de 2022.

- 00h00 - Início da greve de dois dias da PORTWAY no Aeroporto do Funchal, Faro, Lisboa e Porto. 

- Abertura oficial do 'Portuguese Food Festival', com a presença de Rui Abreu, em Jersey, na Inglaterra;

- 09h00 - Com o apoio da Secretaria Regional de Educação, Ciência e Tecnologia, através da Direcção Regional de Juventude, decorrerá de 24 a 31 de Agosto, o Madeira Sea Solar Race. Hoje, no village em São Lázaro, há Provas no mar: slalom e championship; Visita ao Centro ARDITI São Lázaro; e Concerto no Centro de Juventude do Funchal;

- 09h15 - Pedro Ramos visita as equipas do POCIR 2022, no Miradouro das Neves;

- 10h30- Conferência de imprensa do grupo Parlamentar do PS, com Sérgio Gonçalves, no Sítio da Torre, junto à entrada para o Pico da Torre, em Câmara de Lobos;

10h30 - Pedro Ramos participa na cerimónia de tomada de posse do Comandante da Companhia de Bombeiros Sapadores de Santa Cruz, na Praça Dr. João Abel de Freitas, em Santa Cruz;

- 11h30 - Miguel Albuquerque visita  instalações da Empresa de Electricidade da Madeira, na Rua do Ribeirinho;

- 15h00 - Iniciativa da Ciência Viva no Verão 'Floresta Urbana', orientada pelo Eng. Duarte Olim do Instituto das Florestas e Conservação da Natureza, no Parque de Santa Catarina ( junto à estátua do Infante D. Henrique);

- 16h30 - Pedro Ramos e Cristina Pedra participam no 52.ºaniversário da Associação Barmen da Madeira, na Nazaré, no Funchal;

- 19h00 -  Concerto de Tiago Sena e Silva e Francisco Andrade, no âmbito da 'Música no Museu', no Museu A Cidade do Açuçar, na Praça de Colombo, no Funchal;

- 19h00 - Festa do Vinho, que vai contar com uma tertúlia com produtores de Vinhas da Madeira, no Wine Lounge, na Praça do Povo;

- 19h00 - Concertos de Verão, com as actuação de Fennel Shore e Petra Gomes, na Quinta Magnólia;

Fennel Shore e Petra Gomes esta sexta nos “Concertos de Verão”

Actuação na Quinta Magnólia tem início marcado para as 18 horas

Tânia Cova , 25 Agosto 2022 - 12:32

- 19h00 - XVIII Encontro de Emigrantes de São Roque do Faial. Esta actividade faz parte do plano de actividades da Casa de Roque do Faial. O programa tem início na Igreja Paroquial de São Roque do Faial, pelas 19 horas, com uma missa de Acção de Graças em homenagem a todos os emigrantes da freguesia. Após a missa, no adro da igreja, haverá a actuação de vários grupos locais e regionais.

- 19h00 - A freguesia do Imaculado Coração de Maria vai estar em festa este fim de semana, com as celebrações em honra do Imaculado Coração de Maria e do Santíssimo Sacramento, promovidas pela Paróquia. As celebrações iniciam-se esta sexta-feira, dia 26, com a Eucaristia Solenizada às 19 horas, animada pelo Grupo de Tocares e Cantares da Casa do Povo do Imaculado Coração de Maria, seguindo-se a actuação do conjunto musical Impacto.

- 20h45 - III Festival de Folcolore de Gaula 'Baila que Baila', no salão paroquial de Nossa Senhora da Luz;

- 20h30 às 22h30 - Actuaçã Emmy Curl, na Festa do Vinho, na Praça do Povo;

- 21h30 - 5.ª edição do 'SantaCurtas', na Casa da Cultura Quinta do Revoredo, em Santa Cruz;

EFEMÉRIDES

Conheça alguns dos acontecimentos e factos importantes que ocorreram nesta data, 26 de Agosto, e que marcam a história do Mundo:

1904 - Nasce o escritor britânico Christopher Isherwood, autor da obra na base do argumento do musical 'Cabaret'.

1910 - Nasce em Skopje, na antiga República Jugoslava da Macedónia, Agnes Gonxha Bojaxhiu, madre Teresa de Calcutá. Missionária católica albanesa, naturalizada indiana, beatificada pela Igreja Católica em 2003, fundou a congregação "Missionárias da Caridade", tornando-se conhecida ainda em vida pelo cognome de "Santa das sarjetas"

1931 - Tentativa de golpe de estado em Portugal, contra a Ditadura, dita a "Reviralhista". Um grupo de oficiais procura sublevar o Quartel de Metralhadoras 1, em Lisboa, sem sucesso.

1972 - Começam os XX Jogos Olímpicos da era moderna, em Munique. Ficam marcados pela morte de onze elementos da equipa de Israel, sequestrados pelo comando árabe Setembro Negro.

1974 - Portugal reconhece, em Argel, com a assinatura do acordo preliminar com o PAIGC, a independência da Guiné-Bissau, proclamada unilateralmente a 24 de setembro de 1973 e então reconhecida no âmbito da ONU.

        Morre o aviador norte-americano Charles Lindberg, que fez a primeira travessia aérea do Atlântico Norte. Tinha 72 anos.

1978 - É eleito Papa o cardeal italiano Albino Luciani que veio a adoptar o nome de João Paulo I.

1991 - Suicida-se o conselheiro militar de Mikhail Gorbachev, Sergei Akhromeico. Tinha 68 anos.

1992 - Os dirigentes da futura República Checa e da Eslováquia decidem o desaparecimento da Checoslováquia, a partir de 1 de janeiro de 1993.

1993 - Plano de reestruturação da indústria naval em Portugal.

1997 - Frederick Willem de Klerk, último presidente branco da África do Sul, abandona a política. De Klerk libertou Nelson Mandela e pôs termo a mais de 40 anos de apartheid.

2004 - O Supremo Tribunal do Chile retira a imunidade ao antigo ditador Augusto Pinochet.

2006 - O Irão inicia a nova fase do programa nuclear, com a abertura do projeto de água pesada de Arak, a 400 quilómetros de Teerão.

2007 - Morre, com 78 anos, Gaston Thorn, antigo primeiro-ministro luxemburguês e ex-presidente da Comissão Europeia.

2008 - O presidente russo, Dmitri Medvedev, anuncia o reconhecimento da independência das repúblicas separatistas georgianas da Ossétia do Sul e Abkházia. Os países do Ocidente qualificam de "lamentável" e rejeitam reconhecimento da independência assim como a NATO.

2012 - O espanhol David Blanco vence pela quinta vez a Volta a Portugal em bicicleta, tornando-se o recordista de triunfos na prova.

2014 - Israel e os palestinianos acordam um cessar-fogo permanente para a faixa de Gaza.

2016 - A Policia Federal brasileira indicia o ex-Presidente Lula da Silva, a sua mulher e outras três pessoas por corrupção ativa, passiva e lavagem de dinheiro num caso da operação Lava Jato, que investiga crimes cometidos na Petrobras.

2018 - O português Fernando Pimenta sagra-se campeão do mundo de K1 5.000 metros, nos Mundiais de canoagem em Montemor-o-Velho, depois de ter conquistado o ouro nos 1.000 metros.

2020 - Morre, aos 89 anos, Nikias Skapinakis, pintor português de ascendência grega, autor de um dos painéis concebidos para o café "A Brasileira do Chiado" (1971), em Lisboa.

2021 - A Alemanha e os Países Baixos anunciam a conclusão dos processos de retirada de civis do Afeganistão.

        - O internacional português do Manchester City Rúben Dias conquista o prémio de melhor defesa da última Liga dos Campeões, superando o espanhol César Azpilicueta e o alemão Antonio Rudiger, ambos dos ingleses do Chelsea. 

PENSAMENTO DO DIA 

Na natureza nada se cria, nada se perde, tudo se transforma Antoine de Lavoisier (1743-1794), cientista francês.