5 Sentidos

SANTACURTAS está de volta com sessões durante toda as sexta-feiras de Agosto

None

Depois de dois anos de interregno, em virtude da pandemia, o SANTACURTAS regressa com a sua 5.ª edição e vai apresentar 17 curtas de seis países, de um total de 26 realizadores, no auditório ao ar livre da Casa da Cultura de Santa Cruz, durante todas as sexta-feiras de Agosto.

De salientar que todas as sessões, que vão acontecer pelas 21h30, serão precedidas por performances ou música, nomeadamente como Quarteto de Sopros da Orquestra Clássica da Madeira, o Levi Gonçalves, Jazz com o Melro Preto e uma performace com a coreografia de Hugo Rodrigues e Casey Canada

O SANTACURTAS apresenta-se como uma distinta reinterpretação contemporânea de uma mostra de cinema que ocorria nos anos 90 na Casa da Cultura/ Quinta do Revoredo, em Santa Cruz, na Ilha da Madeira. Esta nova abordagem pretende implementar uma dinâmica cinematográfica de continuidade e valorização do agradável anfiteatro debruçado sobre o mar.

O evento em como objectivo dar a conhecer curtas que estejam fora do circuito comercial, alternativos e de autor, contribuindo para a criação e formação de novos públicos e, simultaneamente, colmatando a falta de um cinema alternativo que satisfaça um público mais exigente.

A iniciativa pretende estimular a exibição pública de filmes que não são distribuídos nem exibidos nos circuitos tradicionais de cinema em Portugal. Esta iniciativa pretende proporcionar a oportunidade de uma experiência de cinema diferente, trocando ideias e sensações, tendo como pano de fundo apenas o mar, as desertas e ouvindo o doce murmurar do mar, no calhau rolado, ao mesmo tempo que o fruidor pode contemplar os jardins desta vetusta Quinta de veraneio.

Este festival tem a organização da Casa da Cultura de Santa Cruz - Quinta do Revoredo, com a direcção técnica de Emanuel Gaspar, com a curadoria de Pedro Pão, em parceria com a NOS Madeira.