5 Sentidos

Prémio “representa a importância da própria catedral”, diz D. Nuno Brás

None

O Bispo do Funchal, D. Nuno Brás, disse que a atribuição do Prémio Gulbenkian Património - Maria Tereza e Vasco Vilalva à Sé do Funchal, pelos trabalhos de conservação e restauro dos tectos mudéjares, “representa a importância da própria catedral”. 

"Este prémio representa a importância da própria catedral. Não foram apenas os trabalhos que foram bem feitos, mas a catedral em si é uma realidade única e tive a oportunidade de confirmar isso com o júri", afirmou.

O prelado madeirense revelou que os 50 mil euros de prémio serão aplicados em outras obras de restauro e conservação.

Uma igreja como esta, de há 500 anos e tão grande, necessita sempre de obras de restauro profundo, que são caras, porque têm de ser feitas de acordo com as regras". D. Nuno Brás

Uma dessas obras diz respeito ao altar de Santo António e à torre. 

Já o presidente do júri, António Lamas, destacou os “tectos raros em Portugal”, frisando que aquando da visita à catedral, após a candidatura,  ficaram “todos maravilhados com os resultados”.

"Visitámos em primeiro lugar a Sé do Funchal, a 21 de Abril, para conhecer o restauro dos seus tectos mudéjares, de grande dimensão e raros em Portugal. [...] Foi uma visita inesquecível e muito bem guiada. [...] Ficámos todos maravilhados com os resultados", destacou. 

Também Miguel Magalhães, em representação da Fundação Gulbenkian, mencionou o facto de esta proposta ter “entusiasmado” e reunido o “consenso absoluto” do júri.

Por outro lado, o secretário regional do Turismo e Cultura, Eduardo Jesus, disse que "para o Governo Regional a Sé do Funchal tem merecido uma prioridade em termos de obra de conservação e recuperação patrimonial".

Prova disso são os investimentos realizados neste momento, desde 1997". Eduardo Jesus

O governante revelou ainda que, “desde 2015, o investimento da Região Autónoma da Madeira na recuperação do património cultural é superior a 15 milhões de euros".

O que constitui uma evidência desta prioridade assumida pelo Governo Regional”. Eduardo Jesus

O projecto foi, entre 19 candidatos, o grande vencedor do prémio.

Na cerimónia de entrega do prémio estão presentes diversas entidades da Região.

A iniciativa começou com um momento musical.

Os trabalhos de conservação e restauro dos tectos do edifício do século XVI abrangeram uma área de cerca de 1.500 m2 e contaram com a colaboração de especialistas de várias nacionalidades.