Dia da Região Madeira

Bispo apela a “economia inspirada pela justiça e pela solidariedade” no Dia da Região

“Não podemos afirmar que vivemos numa Região verdadeiramente desenvolvida apenas porque nela existem alguns que detêm uma riqueza abundante”, lembra D. Nuno Brás

None
Foto Aspress

A homilia da missa 'Te Deum', que celebra o feriado civil da Região e Comunidades Madeirenses, na Sé Catedral do Funchal, fica marcada por um apelo de D. Nuno Brás, que pediu a uma “economia inspirada pela justiça e pela solidariedade”, na cerimónia eucarística com a presença das mais altas individualidades civis e militares da Região.

A palavra de Deus constitui sempre uma oportunidade para examinarmos a nossa existência, deixando que as nossas sombras sejam iluminadas e vencidas pela sua luz. Por isso, cada um de nós não deixará de se confrontar com ela. Mas que poderá esta palavra dizer à nossa Região, neste dia em que celebra a sua existência e a sua identidade?

O Bispo do Funchal socorreu-se das palavras do profeta Amós, na I Leitura – lembrando que “a palavra de Deus é sempre pronunciada num contexto histórico concreto” mas “atravessa a história”- como “aviso” de que “nem tudo é lícito para criar riqueza”.

O trecho de Amós, diz-nos, em primeiro lugar, que nem tudo é lícito para criar riqueza. A riqueza não é (não pode ser) uma finalidade em si mesma — e, para a obter, não vale tudo. A riqueza, a acumulação de bens materiais, tem um objectivo: ajudar todos a crescer em humanidade.

É neste sentido, explica D. Nuno Brás, que a Doutrina Social da Igreja não hesita em afirmar: “O desenvolvimento não pode ser reduzido a um mero processo de acumulação de bens e serviços” e que, ao mesmo tempo, a moralidade da vida económica “constitui um factor de eficiência social da própria economia”.

“Ou seja: uma economia inspirada pela justiça e pela solidariedade é essencial para que uma sociedade se possa dizer justa e desenvolvida, coesa, eficiente, capaz de caminhar em segurança para patamares sempre mais elevados de humanidade”, sublinha.

No sentido inverso, “o egoísmo e a injustiça poderão dar origem a altos resultados económicos, mas a sociedade que daí deriva permanecerá minada nas suas bases — e, por isso, tais resultados serão sempre frágeis e incapazes de construir uma sociedade coesa e segura”.

“Dito ainda de outro modo: não podemos afirmar que vivemos numa Região verdadeiramente desenvolvida apenas porque nela existem alguns que detêm uma riqueza abundante. Teremos uma Região verdadeiramente desenvolvida, uma sociedade coesa, quando todos tiverem a oportunidade de aceder ao necessário para viver dignamente como seres humanos. Uma sociedade não é desenvolvida quando tem ricos; uma sociedade é desenvolvida quando não tem pobres. Ou seja: quando a riqueza de uns não é construída à custa da pobreza de outros, antes se encontra ao serviço do bem comum”, reforçou.

Na sua homilia, o bispo fez ainda uma alusão à Guerra na Ucrânia, cintando o filósofo russo Aleksandr Solzhenitsyn ao receber o Prémio Templeton, para dizer que “os homens esqueceram-se de Deus” e “é por isso que tudo isso aconteceu”.

Voltando à realidade regional, D. Nuno Brás reconheceu que “de há vários anos a esta parte, a nossa Região tem claramente realizado um caminho de desenvolvimento” e que “as condições materiais de vida do nosso povo são decisivamente melhores”. Insta, porém, os fiéis a “interrogar acerca da qualidade desse desenvolvimento e da coesão social efectiva que ele faz ou não gerar”.

“E que nos deixemos igualmente interrogar acerca do espaço que damos a Deus — não apenas na vida de cada um mas também na nossa existência como sociedade. Não nos basta ter a Cruz de Cristo na bandeira. Que cada madeirense seja sempre — para si e para os outros — um sinal, uma presença que a todos recorda a importância e o lugar de Deus, a sua centralidade na vida de cada ser humano e de toda a sociedade”, concluiu.