5 Sentidos

Autarquia de Santa Cruz critica CMF pela escolha da data da Feira do Livro do Funchal do próximo ano

None

A Câmara Municipal de Santa Cruz lamenta, através de comunicado, a decisão tomada pela autarquia do Funchal de fazer coincidir, no próximo ano, a data da Feira do Livro do Funchal com a data já estipulada para a segunda edição da Feira do Livro de Santa Cruz, repetindo a data da primeira edição deste ano, que foi de 20 a 25 de Abril, conforme o DIÁRIO noticia na sua edição impressa desta quinta-feira.

Repetindo também as razões que nos levaram a escolher aquela data que foram o Dia do Livro e o Dia da Liberdade. Ou seja, não só açambarcaram as datas, mas também a filosofia que esteve implícita à nossa Feira do Livro. Consideramos, por isso, esta decisão duplamente lamentável.

A autarquia de Santa Cruz considera que “numa terra tão pequena e com as dificuldades das editoras e livreiros para fazer face à participação nestes certames”, esta decisão vai inviabilizar uma das feiras, “o que parece ser o propósito do anúncio agora feito pelo Funchal”.

A Câmara Municipal de Santa Cruz reforça que esta decisão “é ainda mais inaceitável” quando a Feira do Livro do Funchal nunca se realizou na data agora anunciada, relembrando que em 2014 e 2015, a referida feira realizou-se em Setembro; em 2016, 2017, 2019 teve lugar em Maio, em 2020 e 2021 ocorreu em Novembro e este ano em Junho.

É estranho e lamentável que se anuncie, pela primeira vez, a data da Feira do Livro do Funchal para Abril, coincidindo com as datas da Feira do Livro de Santa Cruz, que foi agendada para Abril na sua primeira edição, precisamente para não coincidir com outras feiras do livro, nomeadamente a do Funchal. Ou seja, lamenta-se que o nosso cuidado não tenha sido preocupação para outros, que assim prejudicam não só o cartaz cultural do concelho vizinho, mas também o negócio dos livreiros, diminuindo a oportunidade destes para fazerem o seu negócio e para divulgarem esse importante desígnio que é a leitura.