Madeira

ABAMA critica Governo e pede respeito "pelo sofrimento dos agricultores" da Madeira

None

A ABAMA manifesta "muita preocupação" com o rumo dado à banana pelo Governo Regional. 

Através de um comunicado de imprensa disse que "estão a  'rebentar' e 'escravizar' um sector muito importante para a Região Autónoma".

Além disso, critica a forma como o Governo Regional  concebeu a empresa GESBA e informa a todos os agricultores e ao público em geral "que o valor pago ao produtor de banana por categoria é inferior, em média 0,30€/kg, em relação ao ano 2005, e que o custo de produção aumenta todos os anos".

A ABAMA pede respeito pelo sofrimento dos agricultores 'sem voz', 'acorrentados' ao monopólio único em todo o espaço europeu, permitindo a comercialização de produtos agrícolas por uma empresa pública e não por uma organização ou agrupamento de agricultores". ABAMA

A ABAMA garante que está empenhada "em defender apenas os interesses dos produtores da banana da Madeira".

"Não aceitamos que seja enviada para a meia-serra a banana que produzimos, deixando-a apodrecer em cima da terra com mais de 6/7 semanas no Verão, prejudicando o agricultor que não recebe dinheiro pelo seu trabalho e o consumidor final que fica impedido de conseguir um preço mais acessível. Só quem não trabalha com suor, pode ficar indiferente a este desperdício", sustentou.