Madeira

Festival gastronómico ‘Madeira Saborea’ já arrancou no Funchal

None

O Festival Gastronómico ‘Madeira Saborea, a journey through taste’, organizado pela Secretaria Regional de Turismo e Cultura, através da Direcção Regional do Turismo, abriu esta tarde na Praça do Povo, no Funchal.

Trata-se de um evento com entrada gratuita onde estão presentes stands com cozinha associada às rotas gastronómicas do cuscuz, do chícharo, dos mariscos e moluscos, do peixe, da doçaria conventual, da fruta, dos tubérculos e do pão.

O Festival gastronómico inclui a realização de ‘Experiências Gastronómicas’ nestes três dias. A primeira decorreu hoje, com a Rota do Chícharo, sob a orientação do Chef Carlos Azevedo.

As ‘Experiências’ regressam amanhã, pelas 18h30, com a Rota do Peixe e o Chef Júlio Pereira. Encerram no domingo às 16h30, com a Rota do Pão (Filipe Cunha) e às 18h30 com a Rota dos Tubérculos (Chef Yves Gautier e Chef Hugo Dória).

O programa contempla também as ‘Conversas Saborea’, constituídas por dois painéis com convidados relacionados com a gastronomia e o turismo.

O primeiro decorreu neste primeiro dia com o tema ‘O novo Turista e as experiências gastronómicas’. Moderado por Sara Marote, directora executiva da Associação de Promoção da Madeira, contou com António Trindade (Grupo PortoBay), Ciriaco Campus (Belmond Reid´s Palace), Octávio Freitas (Socalco) e Kátia Carvalho (Prima Caju).

Para amanhã está agendado o segundo e último painel, às 16h30, subordinado ao tema ‘A Gastronomia Sustentável’. Será moderada por Paulo Santos, director Regional de Agricultura e contará com as presenças do Chef Yves Gautier, Júlio Pereira (Kampo), Bruno Sousa (Universidade da Madeira) e Cláudia Sá (Direcção Regional do Ambiente e Alterações Climáticas).

De referir que durante os três dias do Festival gastronómico, que decorre entre as 16 e as 24 horas, há animação musical culminando com música ao vivo a partir das 21h45.

O Festival insere-se no projecto Saborea, cofinanciado pelo Programa de Cooperação Territorial INTERREG MAC. É liderado pelo Cabildo de Lanzarote e tem como área abrangente a Madeira, Açores, Canárias, Cabo Verde, Senegal e Mauritânia. Na Madeira, além Secretaria Regional de Turismo e Cultura, através da DRT - Direcção Regional do Turismo, integram a ACIF - Associação Comercial e Industrial do Funchal, a UMa - Universidade da Madeira, a APCA - Agência de Promoção da Cultura Atlântica e a ACAPORAMA- Associação das Casas do Povo da Região Autónoma da Madeira como parceiros regionais e responsáveis pelas várias iniciativas que também acontecem neste festival.