País

Vodafone diz que impacto é pouco significativo e tem equipas prontas para actuar

None
Foto EPA

A Vodafone Portugal disse hoje que o impacto dos incêndios na sua infraestrutura é pouco significativo, afirmando ter equipas disponíveis para atuar com rapidez na resolução de falhas detetadas e desde que haja autorização para aceder aos locais afetados.

"Face à atual situação é inevitável que algumas das nossas infraestruturas sejam afetadas pelos incêndios em curso, seja por via da perda de energia ou da perda de ligações", disse à Lusa fonte oficial da Vodafone Portugal, salientando, contudo, que "o impacto desta situação é pouco expressivo".

Na mesma resposta à Lusa, a operadora afirma que as equipas da Vodafone "estão disponíveis para agir com a maior rapidez na resolução das falhas detetadas", ressalvando, contudo, que, "por razões de segurança, em alguns casos essa resolução depende de autorização de acesso aos locais afetados".

Em resposta enviada à Lusa, a NOS também referiu ter detetado "falhas pontuais", nas comunicações nas zonas afetadas pelos incêndios, com impacto "pouco expressivo", adiantando estar a acompanhar "muito de perto a situação".

A força dos incêndios que estão a afetar sobretudo o centro do país têm originado queixas de falhas ou dificuldade nas comunicações.

A Lusa também questionou a Altice sobre a existência de falhas nas comunicações, mas ainda aguarda resposta.

Ansião, Pombal, Ourém e Alvaiázere estão entre os concelhos onde os incêndios lavram com maior intensidade, obrigando à evacuação de algumas localidades e ao corte de estradas ao longo do dia de hoje, havendo já registo de casas ardidas.

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) aumentou para 16 o número de distrito de Portugal Continental que vão estar sob aviso vermelho, o mais grave, esta quarta-feira.