Madeira

Região está a formar novos profissionais na área da aquacultura

None

Em resposta às necessidades evidenciadas pelo mercado e com o objectivo de abrir portas a postos de trabalho, a Região Autónoma da Madeira vai dispor, brevemente, de novos quadros profissionais qualificados na área da aquacultura.

Por esta ser uma "área com enorme potencial de crescimento económico", é com este objectivo que a secretaria regional de Mar e Pescas, a Direcção Regional do Mar, a Direcção Regional de Pescas e o Instituto para a Qualificação, estão a ministrar, primeira vez na Região, um curso técnico em aquacultura.

Este curso envolve "aulas práticas, transmissão de conhecimentos técnicos e formação nas áreas da sustentabilidade e qualidade do mar", explica um comunicado enviado pela secretaria.

Como forma de sensibilizar para a biodiversidade marinha, os sete alunos do curso participaram na palestra 'Lobo Marinho e aquacultura na Madeira', orientada por Ana Amaral.

De seguida, tiveram oportunidade de visitar as instalações do entreposto frigorífico do Funchal. Durante a visita foi explicada a importância do gelo no sector das pescas, bem como todas as fases de preparação do pescado, tendo em vista a congelação, em túnel ou salmoura, e a sua conservação. Foram abordados temas relacionados com a higiene e segurança alimentar.

A visita foi acompanhada pela directora de Serviços de Política do Mar (DSPMar), Natacha Nogueira, na qualidade de formadora, pelo director de Serviços de Lotas e Entrepostos (DSLE), Pedro Delgado, e dos técnicos João Vasconcelos e Filipe Vasconcelos.