Madeira

Marco António Costa pede um "rapidex" na Administração Pública

None
Foto ASPRESS

O advogado aproveitou, também, para destacar o "pragmatismo" do Fórum de Emprego da CMF.

O advogado e ex-secretário de Estado da Solidariedade e da Segurança Social pediu, esta tarde, numa das suas intervenções no 1.Forum de Emprego da CMF, a implementação de um "rapidex" pela Administração Pública, por analogia ao programa 'Simplex' implementado há alguns anos.

Depois das contingências ditadas pelo déficit demográfico, pela pandemia ou pela guerra na Ucrânia, que levaram a uma alteração de paradigma de funcionamento das empresas, Marco António Costa diz serem necessárias soluções inovadoras que impulsionem o sector público a conseguir acompanhar o sector privado.

O antigo governante, além de trazer ao debate vários números relacionados com a problemática do desemprego, deixou algumas recomendações de actuação, que devem ser implementadas já, antecipando maiores problemas, caso contrário o prejuízo será mais gravoso.

A falta de agilidade do Estado para responder aos modelos da economia, referindo-se em particular ao Instituto de Emprego, foi uma das críticas apontadas pelo advogado.

Nas soluções que, na sua opinião, devem ser implementadas, inclui-se o garantir de níveis mais elevados de empregabilidade, nomeadamente uma maior flexibilidade do mercado de trabalho, tanto no público, como no privado.

Novas políticas de imigração ou a reforma do funcionamento do Estado figuram, também, entre as soluções que Marco António Costa apontou.