Madeira

Multiplicação de apoios sociais do Governo Regional penaliza trabalho

None

O coordenador da União dos Sindicatos da Madeira (USAM), Alexandre Fernandes, acusa o Governo Regional de multiplicar apoios sociais através das casas do povo, que chama de ‘braços armados’, para depois queixar-se da falta de mão-de-obra. O tema faz a manchete do DIÁRIO desta segunda-feira, dia em que há uma manifestação de trabalhadores pelo aumento de salários e pensões.

A foto com maior destaque na primeira página ilustra a notícia da duplicação das expedições às Ilhas Selvagens. O turismo científico está a crescer na maior área marinha protegida da Europa. Em 2021, recebeu um total de 566 visitantes. Esta notoriedade é tida como uma “mais-valia” para a imagem da Madeira.

Outra notícia dá conta que vai passar a haver médico de família “à distância de um clique”. Orlandina Figueira, directora de Centros de Saúde do Funchal Zona 1, garante que há capacidade de resposta para emergências.

Entretanto, o director do Bloco Operatório do Hospital Dr. Nélio Mendonça, Diogo Rijo, culpa a Covid-19 e as altas problemáticas pelo atraso na recuperação de cirurgias.

Por fim, a notícia de que os alunos estão a fixar-se cada vez mais nas escolas do seu concelho. As pré-matrículas revelam tendências no ensino, com a Escola Secundária Francisco Franco a liderar as preferências. No próximo ano lectivo, a Biblioteca Regional tem 700 manuais escolares para emprestar.