A Guerra Mundo

15 mortos na região de Kharkiv

None
Foto EPA

Quinze pessoas, entre as quais uma criança de oito anos, foram mortas na região de Kharkiv, nordeste da Ucrânia, anunciou hoje o governador.

"Quinze pessoas foram mortas e 16 ficaram feridas. Estas são as terríveis consequências dos bombardeamentos russos em pleno dia na região de Kharkiv", declarou o governador Oleg Synegoubov na rede Telegram, precisando que estas pessoas foram mortas e feridas durante quatro bombardeamentos distintos.

As forças russas bombardearam Tchougouïv, uma cidade situada a cerca de 30 quilómetros de Kharkiv, causando seis mortes e ferindo quatro pessoas.

Outras cinco pessoas foram mortas e 11 feridas mesmo em Kharkiv, e um rapaz de oito anos foi morto e a mãe ferida, durante ataque num subúrbio.

Três pessoas foram mortas em Zolotchiv, uma pequena cidade situada 40 quilómetros a norte de Kharkiv.

"Isto é terrorismo. São crimes contra a humanidade que devem ser punidos", declarou o governador.

Vários habitantes da região de Kharkiv, fronteiriça à Rússia, fugiu no início da invasão e depois começaram a regressar, após as tentativas russas para tomar a segunda maior cidade da Ucrânia terem sido repelidas.

Kharkiv, que se encontra a 50 quilómetros da fronteira russa, sofreu fortes bombardeamentos no início da invasão, mas as forças ucranianas recuperaram o controlo, após combates que causaram grande destruição.

O Exército russo concentrou depois esforços em

Donbass, que compreende as regiões de Donetsk e de Lougansk a sudeste de Kharkiv.