Madeira

Escassez de talento condiciona crescimento das equipas de trabalho sobretudo na área digital

None
Foto Hélder Santos/ASPRESS

Numa altura em que quase todas as empresas procuram aumentar as suas equipas, Rui Teixeira destaca a escassez de talento, que, segundo nota, atingiu máximos históricos.

Segundo o director, em Portugal, da ManpowerGroup, há um grande desencontro entre as competências que os trabalhadores e aquelas que são procuradas pelas empresas, com Portugal a ser o segundo país do mundo com maior escassez de profissionais qualificados e adequados às necessidades do mercado de trabalho.

Com referência aos dados da empresa dia primeiros seis meses de 2022, as profissões ligadas ao meio digital sãos as mais procuradas, sendo a resiliência e a adaptabilidade duas das forças humanas mais requisitadas na era digital.

Rui Teixeira destaca que os trabalhadores procuram maior flexibilidade, modelos híbridos e remotos, destacando, também, a procura de modelos que se fixem na produtividade e no incentivo e não tanto no número de horas de trabalho diário.

No que toca às estratégias para reter talentos, o responsável pelo ManpowerGroup, aponta a aposta na formação e desenvolvimento de competências, os horários de trabalho mais flexíveis, o aumento dos salários, a flexibilidade dos locais de trabalho, os incentivos financeiros.