Mundo

Papa Francisco visita Líbano em Junho

Foto EPA
Foto EPA

O papa Francisco vai visitar em junho o Líbano, país atingido por uma crise económica sem precedentes, anunciou hoje a Presidência libanesa num comunicado.

"O núncio apostólico, arcebispo Joseph Spiteri, informou o Presidente da República, Michel Aoun, que o papa Francisco vai visitar o Líbano em junho", uma visita há muito aguardada pelo povo libanês, lê-se na nota.

A data e o programa da visita vão ser comunicados posteriormente, foi especificado.

O Líbano, um pequeno país de cerca de seis milhões de habitantes, acolhe uma das maiores comunidades cristãs do Médio Oriente.

"Os libaneses esperam por esta visita há algum tempo e querem expressar a sua gratidão pelas posições da sua santidade para com o Líbano e o seu povo, bem como pelas suas iniciativas e orações pelo Líbano (...)", declarou o chefe de Estado libanês, Michel Aoun.

Nos últimos meses, Francisco multiplicou as mensagens de apoio ao Líbano, mergulhado numa grave crise económica, e manifestou várias vezes a vontade de visitar o país.

Durante a sua visita a Chipre em dezembro passado, o papa disse estar "profundamente preocupado" com a crise económica, descrita pelo Banco Mundial (BM) com a pior da história moderna.

Em agosto de 2021, o líder da Igreja Católica pediu à comunidade internacional "gestos concretos", um ano após a explosão no porto de Beirute que matou mais de 200 pessoas. Desde então, o país continuou a afundar-se na miséria, num cenário de inflação galopante e colapso da moeda nacional.

O papa recebeu nove chefes religiosos cristãos libaneses no Vaticano em julho e enviou uma mensagem de esperança à população, encorajando-os a "não desanimar".