Madeira

Ondas poderão chegar aos 4,5 metros avisa a Capitania do Funchal

None

A Capitania do Porto do Funchal informa ter recebido do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), a situação geral do estado do tempo (vento e mar) para a orla marítima, até às 18 horas locais de amanhã, dia 22 de Abril,, referente ao Arquipélago da Madeira.

Assim, de acordo a mesma fonte, o vento soprará de Noroeste bonançoso a moderado, tornando-se gradualmente Oeste, moderado a fresco, por vezes fresco, tornando-se Noroeste,  fresco a muito fresco, a partir do inicio da manhã.

Relativamente à ondulação, na costa Norte da ilha as ondas serão de Norte a Nordeste, com 1,5 a 2 metros, passando gradualmente a ondas Noroeste com 2 a 3 metros, aumentado gradualmente para 3 a 4,5 metros a partir do inicio da manhã.

Na costa Sul, as ondas inferiores a 1 metro, passando gradualmente a ondas Sudoeste com 1 a 2 metros.

Já a Visibilidade será boa a moderada

Face à previsão do estado do tempo, a autoridade marítima recomenda aos proprietários e armadores das embarcações que "adoptem as devidas precauções por forma a garantirem a segurança das mesmas".

Recorde-se que o IPMA prolongou, esta quinta-feira, o aviso de agitação marítima para a costa Norte da Madeira e a ilha do Porto Santo, válido entre as 12 horas de sexta-feira, 22 de Abril, até às 12 horas de 23 de Abril.

IPMA prolonga aviso amarelo para agitação marítima até às 12h00 de sábado

O aviso amarelo que tinha sido lançado na quarta-feira pelo IPMA devido à agitação marítima forte nos mares da Região Autónoma da Madeira, que se prevê a partir de sexta-feira, foi hoje prolongado por mais algumas horas de sábado.