Madeira

Portos precisam de mais tempo para a adaptação energética

None

A visita dos eurodeputados ao Porto do Funchal serviu para que fossem apresentados alguns dos principais problemas, nomeadamente a adaptação à legislação 'fit for 55' que obriga a redução da emissão de gases e a adopção de mais energias limpas.

Cristina Loreto, subdirectora regional da Economia, considerou inportante a apresentação do modelo de operação portuária da Região e os números registados, mas sobretudo a questão energética.

"Foi importante sensibilizar para este novo pacote de medidas e apelar a que as isenções a navios" se prolonguem até que seja implementada a mudança energética dos portos.

Derrogações para as regiões ultraperiféricas que são defendidas pelas eurodeputadas madeirenses, Cláudia Aguiar (PSD) e Sara Cerdas (PS).

A eurodeputada socialista destaca a importância de trazer à Região esta missão de eurodeputados pata "constatarem a realidade" das regiões ultraperiféricas, os constrangimentos enfrentados e a necessidade de serem adopradas medidas específicas no que diz respeito à transição energética.

Cláudia Monteiro de Aguiar destaca as negociações que têm decorrido para tentar garantir "isenções para as regiões ultraperiféricas".

As derrogações existentes, diz, não são suficientes.

"Há toda uma necessidade de investimentos que têm de ser feitos para que os portos possam fazer essa adaptação" energética e ambiental.

A eurodeputada diz que, ao nível do PRR, Portugal poderia ter "incluído mais projectos" nesta área.