Madeira

PS-M defende ajudas às empresas

None

O presidente eleito do Partido Socialista-Madeira defendeu, hoje, apoios às empresas da Região ao nível dos fatores de produção, assim como a criação de um mecanismo permanente de apoio à exportação.

As propostas foram avançadas no decorrer de uma visita do Grupo Parlamentar do PS à empresa ‘Insular de Moinhos’, na Zona Franca, iniciativa inserida no âmbito do roteiro ‘PS em contacto com a População: Compromissos e Soluções’.

Sérgio Gonçalves apontou que esta é uma empresa de referência na Região ao nível da produção de produtos alimentares e lembrou o facto de o PS ter vindo a se debruçar sobre a temática da soberania alimentar, algo que se torna agora ainda mais pertinente, atendendo à conjuntura atual. “Nós sabemos que a Madeira nunca será autossuficiente, mas a pandemia ao longo dos últimos dois anos e agora a guerra na Ucrânia vieram trazer ao de cima a preocupação que temos de ter com a produção regional e com a valorização dos produtos regionais”, disse.

O também deputado exemplificou que esta empresa se depara com dificuldades acrescidas em termos dos fatores de produção, nomeadamente com o custo da energia e aumentos que já se tinham verificado ao longo dos últimos anos, mas também agora relativamente às matérias-primas, designadamente os cereais, que são o seu ‘core business’.

Por outro lado, além do apoio ao nível dos fatores de produção, o presidente eleito dos socialistas madeirenses defendeu que as empresas devem ser ajudadas com vista à sua modernização e transição digital. “O Plano de Recuperação e Resiliência deveria incluir verbas de apoio às empresas, mas, infelizmente, não foi essa a opção do Governo Regional”, disse Sérgio Gonçalves, acrescentando que, com a revisão em alta das verbas atribuídas a Portugal, a Madeira poderá receber mais 80 milhões de euros, que devem ser canalizados para apoios ao tecido empresarial.

Atendendo à dimensão reduzida do mercado interno, o dirigente entende também serem necessários apoios à exportação, para permitir que as empresas regionais – como a ‘Insular’ – possam crescer. “Defendemos um mecanismo permanente de apoio à exportação, nomeadamente nos custos de transporte, para que se possa induzir maior previsibilidade nas tomadas de decisão por parte da gestão da empresa”, sustentou Sérgio Gonçalves.

“Esta previsibilidade e a modernização são fundamentais e as empresas só o conseguirão fazer com apoios que têm de vir nesta fase do Plano de Recuperação e Resiliência, mas também do próximo quadro financeiro plurianual, que terá verbas avultadas para a Madeira”, frisou.