Alterações Climáticas País

Projectos de ambiente, bioeconomia e cultura recebem 27,7 milhões em financiamento europeu

None

A Comissão Europeia atribuiu 27,7 milhões de Euros a 100 entidades portuguesas candidatas aos concursos do Horizonte Europa, destinados a financiar projetos nas áreas do ambiente, bioeconomia e cultura.

Das 100 entidades nacionais com projetos aprovados, 19 captam pela primeira vez financiamento europeu, segundo dados avançados pelo gabinete do Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (MCTES).

No concurso que abrangia as áreas da Alimentação, Bioeconomia, Recursos Naturais, Agricultura e Ambiente, foram apresentadas 199 propostas de Portugal, das quais 57 foram aprovadas.

Segundo o MCTES, este resultado representa uma taxa de sucesso de 28,6%, que está em linha com a média europeia e corresponde a 2,4% do financiamento disponível.

Estes 57 projetos aprovados envolvem o trabalho de 84 entidades.

Na área da Cultura, Educação e Democracia, foram submetidas 152 propostas com participação nacional, tendo sido selecionadas 16 entidades que correspondem a nove projetos vencedores.

Neste grupo, há quatro entidades que se estrearam na captação de financiamento no programa-quadro europeu: Coliseu do Porto, Fórum Dança -- Associação Cultural, FITEI -- Festival Internacional de Teatro de Expressão Ibérica e Medidata.net -- Sistemas de Informação para Autarquias.