Mundo

Coreia do Sul testou hoje míssil terra-ar de longo alcance L-SAM

None
Foto EPA

A Coreia do Sul testou hoje o míssil terra-ar de longo alcance L-SAM, um sistema em desenvolvimento para intercetar projéteis inimigos, disseram fontes militares sul-coreanas à agência Yonhap.

O ensaio coordenado pela Agência para o Desenvolvimento da Defesa da Coreia do Sul decorreu em Taean, 150 quilómetros a sudeste de Seul. 

Apesar de se desconhecerem os detalhes do ensaio, o teste tinha supostamente como objetivo determinar se o L-SAM pode voar em trajetória fixa e atingir um ponto previamente designado. 

A produção deste sistema, concebido para intercetar projéteis a altitudes entre os 50 e os 60 quilómetros foi aprovada para reforçar os sistemas de defesa antimíssil face ao contínuo desenvolvimento de projéteis pela Coreia do Norte. 

O desenvolvimento do míssil de teste L-SAM, cujas provas estavam inicialmente programadas para 2026, podem indicar uma resposta à grande quantidade de provas (incluindo mísseis hipersónicos) realizadas em janeiro pela Coreia do Norte.

Segundo Seul, os últimos testes efetuados pelo regime de Pyongyang estão a ensaiar projéteis mais difíceis de detetar e de intercetar. 

O L-SAM pode vir a integrar outros escudos antimíssil da Coreia do Sul juntando-se aos mísseis terra-ar de médio alcance PAC-3.

Por outro lado, as forças norte-americanas estacionadas na Coreia do Sul operam desde 2017 o sistema THAAD (Defesa Aérea de Grande Altitude).