Aleluia, Aleluia
No DN de 13 de fevereiro de 2022, com os temas de: Seminário da Encarnação; Para uma vida nova; Não nos calam; Dos relvados para os cultos.
Na página, 2; sobre o edifício que foi o Seminário de Nossa Senhora da Encarnação, saíram grandes personalidades; quer fossem leigos, quer fossem sacerdotes.
Os leigos que conheci, que foram homens honestos e cultos; foram muitos.
Só destaco o Dr. Inácio Camacho, que foi administrador da Casa Leacok, no Funchal e, depois, em Lisboa; o maestro e professor de música na Conservatória da Madeira, que musicou o Hino da Região Autónoma da Madeira, o meu amigo Victor Costa, que formou muitos grupos de coros pela Ilha da Madeira e que foi um grande maestro no Orfeão Madeirense, por duas vezes, em épocas diferentes.
Os sacerdotes eclesiásticos, que conheci, que exerceram a sua missão com dignidade foram: Cónego Pombo; Cónego Fulgenço; Padre Ferreira
Cabral, que faleceu em Braga com a dignidade de Bispo; o Padre Batista da Mata com a dignidade de Monsenhor; O Padre Maurílio Gouveia, que faleceu com a dignidade de Arcebispo de Évora; o Padre Teodoro Faria, hoje,
Bispo Emérito do Funchal; o Padre Martins Júnior, que como bom sacerdote, deixou obra feita na Ilha do Porto Santo; no seu apostolado, como capelão militar; como pároco na Ribeira Seca, Machico, fez uma obra de grandeza: na catequização, na promoção do seu povo, na construção da igreja povo de Deus e no edifício da igreja e seus arredores. O padre Mário Tavares fez bom apostolado na Paróquia do Santo da Serra, foi Capelão Militar, e fez grande obra de apostolado e de sociologia, deixando o Jardim da Serra com o seu desenvolvimento. O padre Pestana Martinho, deixou grande obra de apostulado no Faial e na construção da nova igreja, após o incêndio da construção antiga; foi pároco na da freguesia da Camacha, deixando a banda de música e o bom apostulado na Camacha.
Na Página, 4; Para uma nova vida; é de louvar a atitude dos responsáveis, pela gestão dos fundos necessários aos sem abrigo, pela Câmara Municipal do Funchal. O meu aplauso ao Sr. Presidente Pedro Calado e seus valorosos vogais.
Na página, 22; Não nos calam; só os seres humanos, com dignidade, têm a coragem de enfrentar os impostores.
Parabéns pela sua verticalidade e horizontalidade, Senhor Diretor Ricardo Miguel Oliveira.
Nas páginas, 24 e 25; Dos relvados para os cultos; o Sr. Fábio Raimundo, fundador da Igreja Aviva, no ano 2002, de cariz evangélica, como batizado na fé cristã, tem a missão de levar o evangelho de Jesus Cristo a toda a criatura de Deus.
O Concílio Vaticano II, respeita as diversas religiões cristãs: O Islão; a Judeia; o Hinduismo e o Budismo.
Na fraternidade universal não há discriminação.
No encerramento do Concílio, que foi a 28 de outubro de 1965, no último parágrafo diz:
Todas e cada uma das coisas promulgadas nesta declaração obtiveram a aprovação dos Padres do Sagrado Concílio. E Nós, em virtude do poder apostólico que nos foi outorgado por Cristo, juntamento com os venerandos Padres, as aprovamos, decretamos e estabelecemos no Espírito San-
to e (no mesmo Espírito Santo) mandamos que seja promulgado, para glória de Deus, quanto ficou determinado em Concílio.
José Fagundes