Madeira

Idosa de 90 anos recorda sismo que a fez “estremecer” na infância

None Ver Galeria

Vários utentes do Centro de Dia do Estreito de Câmara de Lobos também sentiram o sismo que abalou a Madeira na madrugada desta quarta-feira.

Ilda Franco, por exemplo, levantou-se para ir à casa-de-banho, quando sentiu “a casa a abanar por todo o lado”.

Ao DIÁRIO a idosa de 90 anos admitiu que teve medo, mas dada a idade avançada e a experiência de vida apenas rezou e foi para a cama novamente à espera que tudo acabasse bem.

Até porque, recorda, “nada teve a ver com o sismo a que assistiu quando era criança, quando tinha para aí uns 10 anos”.

“Eu vivia num palheirinho antigo, no Estreito de Câmara de Lobos, com a minha mãe, meu pai e um irmão que estava a dormir no sótão. Estava sentada na cama pelo dia a trincar uma batata quando ouvimos um barulho assustador. Corremos todos para a estrada, era um tremor de terra”, contou, lembrando que este sismo demorou muito mais tempo do que o sismo registado esta noite.

Outros idosos deste grupo recordaram também outros episódios semelhantes. Falavam em “berços a abanar, pessoas na rua aos gritos” e até de um navio que se “avistava de um terraço e que, com o abalo, parecia um baloiço”.

Utentes do Centro de Dia do Estreito de Câmara de Lobos visitam DIÁRIO de Notícias da Madeira

Um grupo de utentes do Centro de Dia do Estreito de Câmara de Lobos e os seus acompanhantes vieram esta quarta-feira ao DIÁRIO para conhecer a dinâmica jornalística.