Desporto

FIFA vai promover pela primeira vez curso de formação de agentes de futebol

None

A FIFA vai promover pela primeira vez na sua centenária história um programa de formação de agentes de futebol, que vai decorrer de maio a novembro, presencial e online.

A realização deste curso, que combinará sessões teóricas e práticas, "mostra a importância que a FIFA atribui à formação de grupos de interesse", justifica o organismo, que aposta na "profissionalização e eficácia" dos vários intervenientes no negócio do futebol.

"O setor de agenciamento de futebol cresceu em importância desde que a FIFA introduziu uma regulamentação na década de 1990, que exigia profissionais altamente qualificados, capazes de representar adequadamente os seus clientes e proteger os seus interesses no mercado de transferências", completou.

Segundo a FIFA, o programa foi desenvolvido com base nas propostas de diferentes associações de agências de todo o mundo, que solicitaram formação nesta área.

O organismo que tutela o futebol mundial destacou o "treino prático e personalizado" do curso, que combina teoria e sessões práticas "ministradas por especialistas de prestígio".

O curso, com inscrições abertas até 31 de março, está aberto a agentes, executivos de federações, clubes, ligas, ex-futebolistas e diretores desportivos.