Madeira

PAN Madeira lamenta que alunos da Região "tenham medo de se manifestar em defesa do ambiente"

None

O PAN Madeira emitiu um comunicado, esta terça-feira, para enaltecer os jovens que por estes dias se mobilizam pelo fim da utilização de combustíveis fósseis em escolas e faculdades de Lisboa. E entende que a cidadania se pratica realçando a postura cívica e democrática dos directores das escolas em que jovens se mobilizam pela vida no nosso planeta.

Entende o PAN Madeira que é relevante que sejam os alunos a lutar por uma "causa que é relevante e que devia mobilizar toda a gente – como o é o combate às alterações climáticas". E lembra que os alunos estão desde segunda-feira a ocupar a escola, num protesto que se repetiu em outras cinco escolas e faculdades da capital com uma reivindicação comum: o fim dos combustíveis fósseis.

É relevante constatar que após tantos anos de aposta em projectos como o Eco-escolas os jovens que estudam nas escolas da Região não sintam necessidade ou tenham medo de se manifestar em defesa do ambiente, quando este na região tem sofrido e continua a sofrer autênticos atentados em diferentes concelhos – Estrada das Ginjas – Teleférico do Curral das Freiras – Marina do Lugar de Baixo – Lixo oceânico – falta de saneamento básico – extinção das cabras das desertas – morte dos pombos – uso de glifosatos – transporte de animais vivos em contentor – extracção de inertes das ribeiras – construção descontrolada em linhas de costa – etc, etc.. Joaquim Sousa, PAN Madeira

O PAN saúda as novas gerações e apela a que "os diferentes partidos não queiram manipular sem se apropriar das manifestações dos jovens, que tem dado sinais de estar fortemente comprometida com a transformação no mundo e tem interpelado os responsáveis políticos exigindo medidas concretas que lhe garantam um futuro".