Madeira

PSD Madeira destaca a aposta da Região nos cuidados de saúde de proximidade

Está para breve a abertura de concurso para mais três médicos de família para reforçar as equipas dos centros de saúde da Região

None
Foto: DR/PSD-Madeira

Foi depois de uma reunião com o coordenador do Agrupamento dos Centros de Saúde da Região (ACES), Fábio Camacho, que o Grupo Parlamentar do PSD realçou a aposta do Governo Regional nos cuidados de saúde de proximidade. 

Rubina Leal destacou, inclusive, o contributo da reorganização dos Cuidados de Saúde Primários nessa proximidade ao utente, que, segundo notou, tem permitido atender às especificidades de cada zona geográfica.

A deputada social-democrata aproveitou a oportunidade para evidenciar os benefícios da cobertura total no que respeito a médico de família no concelho do Porto Santo e nos concelhos da Zona Oeste, nomeadamente Ribeira Brava, Ponta do Sol e Calheta, fazendo com todos os utentes de duas das sete zonas do ACES já tenham médico de família. 

Conforme lembrou a parlamentar, é intuito do Governo Regional que a cobertura seja total a breve prazo, como tem sido várias vezes anunciado pelo secretário regional com a tutela da Saúde.

Na nota enviada às redacções, o Grupo Parlamentar do PSD nota o "grande esforço do Serviço Regional de Saúde para atracção de novos profissionais de Medicina Geral e Familiar", apontando que já prevista a abertura de um concurso público para a contratação de três novos médicos que irão reforçar as equipas dos centros de saúde. 

Na ocasião, Rubina Leal afirmou, ainda, que além do médico de família, essa proximidade com o utente é sustentada por uma equipa multidisciplinar, que engloba, entre outros, profissionais de enfermagem, nutrição, psicologia e apoio administrativo, "permitindo olhar para a saúde num todo e ir ao encontro das preocupações e necessidades da população", podemos ler no comunicado.. 

As urgências permanentes em quatros centros de saúde da Região - Machico, Porto Santo, Calheta e Porto Moniz - permitem, no entender da deputada social-democrata, acesso mais imediato a cuidados de saúde urgentes, evitando deslocações ao Funchal.