Desporto

Portugal pode fazer história perante a Islândia

None
 Foto Getty Images

Portugal pode qualificar-se na terça-feira pela primeira vez na sua história para o Mundial feminino de futebol, sendo que vencer a Islândia, em Paços de Ferreira, pode não chegar para selar desde já a fase final.

Na segunda ronda do 'play-off' europeu de qualificação para o Mundial2023, depois do triunfo na primeira, face à Bélgica, 19.ª do ranking da FIFA, por 2-1, em Vizela, na quinta-feira, a seleção lusa, 27.ª, tem de superar a 14.ª da hierarquia e esperar ainda pelos outros dois embates da eliminatória.

Dos três vencedores da segunda eliminatória, só os dois melhores - somando os resultados na fase de grupos (com primeiro, terceiro, quarto e quinto) e no jogo de terça-feira - seguem para a fase final, com o pior a ter de disputar um 'play-off' Intercontinental, na Nova Zelândia, em fevereiro de 2023.

E, nestas contas, Portugal não depende de si próprio, falhando desde logo o apuramento direto se a Suíça vencer em casa o País de Gales, num jogo marcado para as 18:00 (em Lisboa), tal como o Portugal-Islândia, e a Irlanda ganhar na Escócia, a partir das 20:00.

As lusas partem para a segunda ronda com 16 pontos (18-9 em golos), enquanto as helvéticas somam 19 (23-4) e as irlandesas totalizam 17 (26-4).

O conjunto comandado por Francisco Neto também está em desvantagem face à Escócia, que soma os mesmos 16 pontos e idêntica diferença de golos (22-13), mas com mais golos marcados, seguindo apenas à frente das galesas (14 pontos, com 13-5).

Portugal ainda pode, porém, superar escocesas ou irlandesas, caso, por exemplo, vença as islandesas por dois golos e a Escócia só triunfe por um ou ganhando, por qualquer resultado, se a Irlanda se qualificar no desempate por penáltis.

Em primeiro lugar, a formação das 'quinas' tem, porém, de afastar a Islândia, equipa que não teve de disputar a primeira ronda do 'play-off' europeu, por ter sido um dos três melhores segundos classificados na fase de qualificação.

A Islândia, que bateu Portugal por 4-1 no último confronto, na Algarve Cup de 2019, ficou no segundo posto do Grupo C, com 18 pontos, em oito jogos, tendo perdido o apuramento direto na última ronda, ao cair por 1-0 nos Países Baixos, por culpa de um golo sofrido já nos descontos, aos 90+3 minutos.

No último Europeu, em Inglaterra, as nórdicas caíram na primeira fase, como Portugal, mas não perderam qualquer encontro, empatando os três jogos a um golo, com Bélgica, que Portugal eliminou na quinta-feira, e ainda Itália e França, duas seleções já qualificadas para a fase final do Mundial2023.

A seleção de Francisco Neto qualificou-se para o 'play-off' ao ser segunda classificada do Grupo H, com 22 pontos, contra 27 da Alemanha, que garantiu um lugar na fase final.

Na primeira ronda do 'play-off', Portugal começou por bater a Bélgica, por 2-1, graças aos golos de Diana Silva, aos 28 minutos, e Fátima Pinto, aos 89, contra um de Tessa Wullaert, aos 40, de penálti, rumando à segunda eliminatória.

Caso consiga o apuramento, mas como pior dos apurados, Portugal irá disputar um 'play-off' Intercontinental, que ditará as últimas três vagas, na Nova Zelândia (17 a 23 de fevereiro de 2023), com China Taipé, Tailândia, Camarões, Senegal, Papua Nova Guiné, Haiti, Panamá, Chile e Paraguai.

Para a fase final, estão definidas 27 das 32 seleções, nove em representação da Europa, nomeadamente Suécia, Espanha, Inglaterra, Dinamarca, Noruega, Alemanha, França, Países Baixos e Itália.

As outras formações já qualificadas são as anfitriãs Austrália e Nova Zelândia, mais China, Japão, Filipinas, Coreia do Sul e Vietname (Ásia), Marrocos, Nigéria, África do Sul e Zâmbia (África), Canadá, Costa Rica, Jamaica e Estados Unidos (CONCACAF) e Argentina, Brasil e Colômbia (América do Sul).

A fase final do Mundial feminino de 2003 realiza-se na Austrália e na Nova Zelândia, de 20 de julho a 20 de agosto.

O encontro entre Portugal e a Islândia, da segunda ronda do 'play-off' europeu de qualificação para o Mundial feminino de 2023, realiza-se na terça-feira, pelas 18:00, no Estádio Capital do Móvel, em Paços de Ferreira.