Mundo

Governo português acredita que Nigéria está a fazer "todos os esforços" para entregar gás

Foto José Luís Magana/POOL/AFP
Foto José Luís Magana/POOL/AFP

O ministro dos Negócios Estrangeiros, João Gomes Cravinho, disse hoje em Paris que Portugal acredita que a Nigéria está a fazer "todos os esforços" para entregar o gás com o qual se comprometeu e que os contratos deste género preveem "penalizações e prazos".

"Os compromissos são de natureza comercial e os contratos têm as suas cláusulas que preveem penalizações e prazos, diferentes elementos que constam de um relacionamento desta natureza. Portugal tem um conjunto diversificado de fornecedores e acreditamos que, do lado nigeriano, todos os esforços serão feitos para cumprir a palavra dada", afirmou o ministro questionado pelos jornalistas.

O governante comentou assim a falta de quatro entregas de gás por parte da Nigéria a Portugal, noticiadas hoje pelo Jornal de Negócios. Esta falha terá mesmo levado o secretário de Estado da Energia, João Galamba, a deslocar-se a este país africano de forma a garantir as entregas prometidas a Portugal.

O ministro dos Negócios Estrangeiros português está em Paris para visitas à UNESCO, ao Museu do Louvre e para um encontro bilateral com a sua homóloga francesa, Catherine Colonna, na sexta-feira.