Futebol de formação para verdadeiramente formar

Ganhar ou perder por 10, 15 ou 20-0 e aprendemos o quê?

Assisti neste fim de semana a um jogo do escalão de iniciados, que teve sentido único e em que quem perdeu certamente se sentiu triste e desmoralizado e quem ganhou certamente não saboreou a vitória como tal, tal o desnível entre ambas as equipas.

Tenho de mim para mim que uma vez que este escalão já tem uma fase final Nacional, numa fase intermédia com equipas dos Açores e do continente até deve ter competição regular (embora que daí para baixo não deveria haver um campeonato regular mas sim umas competições que tenham em vista a confraternização e a troca de experiência entre crianças para serem isso mesmo... crianças).

Sugeriria uma alteração aos quadros competitivos do escalão de iniciados, por forma a que uma vez que quer Marítimo, quer Nacional são aglutinadores de um bom número de atletas, que ambos tivessem 3 equipas (A, B e C por exemplo) e a estas juntar talvez mais 4 (as melhores preparadas para enfrentar as atrás mencionadas e se efetuar um campeonato com 10 equipas, onde os miúdos teriam um nível de competição que os levaria a ter outra "rodagem" para fazer face aos adversários mais bem preparados que moram do lado de lá do Atlântico e assim termos possibilidades mais reais de se fazerem brilharetes na fase Nacional. Até para quem está a assistir torna-se difícil motivar quer quem está a perder, quer a ganhar.

Outra reflexão que deixo é o facto de alguns pais de crianças deste escalão exigirem demasiado das suas crianças (que algumas até ficam atrapalhadas) e os mesmos pais facilmente se envolverem em trocas de palavras com pais e / ou simpatizantes das equipas adversárias.

Estamos lá por eles e devemos tratar de enviar energias positivas para todos os envolvidos nos jogos.

Alex Silva