Madeira

Dia Mundial do AVC assinalado no Porto Santo

None

Decorreu a 22 de Outubro, Centro Cultural e de Congressos do Porto Santo, uma palestra, acerca da Comemoração do Dia Mundial do AVC, presidida pelo director do Centro de Saúde Dr. Francisco Rodrigues Jardim (Porto Santo), Rogério Correia, em representação do secretário regional de Saúde e Protecção Civil.

A equipa da Unidade de AVC do Serviço Regional de Saúde comemorou a efeméride, em parceria com o Grupo de Ajuda Mútua (GAM) da Madeira e Nacional, no dia 22 de Outubro de 2022, realizando, no Centro Cultural e de Congressos do Porto Santo, uma palestra, dirigida à população em geral, aos sobreviventes de AVC locais, cuidadores e amigos e ainda, aos profissionais do centro de saúde.

Este dia constituiu uma oportunidade para a realização de acções de formação junto da população, no sentido de sensibilizar e informar quanto à caracterização do AVC, ao reconhecimento dos sinais de alerta, à forma de actuação perante uma suspeita de AVC, aos factores de risco para o aparecimento do AVC e à prevenção primária e secundária.

O AVC continua a ser uma das principais causas de mortalidade em Portugal, sendo também a principal causa de morbilidade e de potenciais anos de vida perdidos no conjunto das doenças cardio e cerebrovasculares. Perante este grave problema de saúde pública, a Organização Mundial de Saúde (OMS) criou o Dia Mundial do AVC, assinalado anualmente a 29 de Outubro, com o intuito de alertar a comunidade que um AVC pode acontecer a qualquer pessoa. SESARAM