Madeira

Aumentos salariais no topo das reivindicações dos trabalhadores da Horários do Funchal

Sindicato fala em adesão de cerca de 70% dos trabalhadores representados

None

Caderno reivindicativo para o triénio 2023/2025 será entregue na próxima semana à administração da empresa, seguindo-se, conforme esperam, um período de negociações.

O caderno reivindicativo que o STRAMM - Sindicato dos Trabalhadores Rodoviários e Actividades Metalúrgicas da Madeira apresentou aos seus associados no plenário de trabalhadores da Horários do Funchal, que teve lugar esta manhã, nas instalações da empresa, na Fundoa, foi aprovado.

O documento onde constam as reivindicações dos funcionários representados por esta estrutura sindical, nomeadamente motoristas e mecânicos, vai agora ser entregue à administração liderada por Alejandro Gonçalves, algo que, conforme adiantou Lino Gonçalves, presidente do STRAMM, só deverá acontecer na próxima semana. 

Trabalhadores da Horários do Funchal preparam caderno reivindicativo em 'reunião magna'

O plenário de trabalhadores que decorre esta manhã poderá causar alguns constrangimentos nas carreiras de transportes públicos urbanos do Funchal

Tal como o DIÁRIO já avançou esta manhã, desse caderno fazem parte os aumentos salariais para o triénio 2023/2025, na ordem dos 80 euros, bem como a redução faseada do horário de trabalho, devendo ser alcançadas as 35 horas semanais em 2025. 

Isso mesmo confirmou José Manuel Oliveira, que se deslocou à Madeira para acompanhar o plenário. Aos jornalistas, o coordenador da FECTRANS - Federação dos Sindicatos de Transportes e Comunicações, da qual o STRAMM faz parte, destacou  que foram apresentadas propostas "quer do ponto de vista do aumento salarial, para a reposição do poder de compra", mas também "um conjunto de outras matérias, tal como a redução do horário de trabalho e a alteração de algumas clausulas do actual Acordo de Empresa", algumas das quais com o objectivo de "transferir para a empresa alguns custos que hoje são inerentes à profissão, como a renovação da carta de condução e a aquisição de certificados para estarem habilitados a trabalhar". 

Em 'cima da mesa' nesta "reunião aberta", onde os trabalhadores puderam apresentar os seus problemas e o seu ponto de vista sobre os vários temas laborais, esteve, também, um "outro problema", que se prende com a falta de pagamento, ao longo dos anos, dos abonos variáveis, "que totaliza, em algumas contas que são feitas individualmente, créditos na ordem dos 10, 15, 20 mil euros". Aqui inclui-se, por exemplo, o trabalho extraordinário, cuja média, entende o sindicato, escudando-se na lei, deverá ser paga nos subsídios de férias e de Natal. 

De acordo com o sindicato, a participação dos trabalhadores neste plenário foi a esperada, apontando para cerca de 70% dos representados pelo STRAMM. 

Devido a este plenário, ao longo da manhã desta quinta-feira foram sentidos alguns constrangimentos nas carreiras de transporte público urbano, como já ontem havia sido previsto pela própria empresa. 

Constrangimentos nos transportes públicos devido a plenário de trabalhadores da HF

O Grupo Horários do Funchal (Horários do Funchal - Transportes Públicos, S.A. e Companhia dos Carros de São Gonçalo, S.A.) informa os seus clientes da possibilidade de ocorrência de constrangimentos nas carreiras de transporte público de passageiros do serviço urbano e interurbano, amanhã, dia 20 de Outubro, entre as 09h30 e as 12h30, devido ao plenário de trabalhadores, marcado pelo Sindicato dos Trabalhadores Rodoviários e Actividades Metalúrgicas da Região Autónoma da Madeira.