Machico

Celebrou-se no passado dia 27 de setembro o Dia mundial do turismo.

Muito se tem falado sobre este tema, o Concelho de Machico, continua arredado de investimentos nesta área.

Uma mão cheia de projetos hoteleiros já foram anunciados, outros desviados das suas intenções iniciais e ainda outros destruídos no Passado.

Esta tem sido a História do turismo em Machico. Um concelho de projetos adiados... Acredito que com outras políticas, incentivos e ideias, o Concelho poderia ter outro rumo de desenvolvimento e riqueza.

Podemos aqui enunciar algumas situações que talvez contribuíram para estarmos nesta situação:

A guerra contra a construção do hotel, no antigo campo de futebol de terra, nos idos anos 90.

As providências cautelares e inquéritos parlamentares, assim como queixas no Ministério Público, contra o Resort da Quinta do Lorde.

A falta de respostas quer da Câmara e do Governo Regional ao grupo Hoteleiro Lux Hotels, para a construção do Hotel no Fórum Machico. Acabaram por comprar o resort Choupana Hills, por 4 milhões de euros e onde esperam investir 20 milhões.

O silêncio da reconversão do prédio degradado, no centro de Machico, para Boutique Hotel. Será mesmo Boutique Hotel?

A lentidão do licenciamento para acabamento das obras do Forte São João Batista, devido a um braço de ferro entre a câmara e o Governo Regional.

A venda de gato por lebre, do hotel junto à Santa Casa da Misericórdia, que não era mais do que um projeto aprovado, por um agente imobiliário para depois vender.

Os empresários não gostam de investir, os seus milhões, onde não sentem confiança no mercado e não se sentem acarinhados, pelos governantes.

Muitas vezes apelidados de "patos bravos", "vão roubar o que é nosso", isso corrói qual clima de confiança entre os decisores políticos e os investidores.

Vamos continuar a ser uma terra de políticas adiadas. Sem coragem política para grandes decisões e mudanças.

Criar novos e arrojados projetos, com novas infraestruturas e porque não requalificar, melhorar, algumas das que foram construídas Há 20 anos. Agora com a experiência, a utilização e a convivência, podemos melhorar esses espaços.

Só assim poderemos continuar a criar um concelho mais moderno, mais próspero e com melhores condições para morar e investir.

Machico tem todas as condições naturais e brinda-nos com uma natureza rica e diversificada, um património natural, construído e imaterial rico, ou não fossemos a Terra Primeira.

Neste DIA MUNDIAL DE TURISMO, fica a minha reflexão.

Machico TERRA PRIMEIRA.

António Nóbrega