Agricultura já não é só um meio de subsistência

A agricultura madeirense tem crescido nos últimos anos e mesmo que alguns tenham a tendência, como sempre, de afirmar que poucos se interessam pelo sector primário, há cada vez mais elementos que permitem concluir que a atividade agrícola desperta maior interesse das novas gerações, que estão bastante imbuídas de um espírito económico e comercial, conscientes de que vendem produtos diferenciadores.

É inegável a qualidade dos produtos regionais, que são cada vez mais apreciados e procurados por quem nos visita, como também é inegável o trabalho que tem sido feito pelos nossos governantes na valorização da agricultura.

Fui um dos beneficiados desta visão, um filho de agricultores que aproveitou as oportunidades existentes, através de fundos comunitários e do orçamento regional, para ganhar a vida com a agricultura, que já não é tão somente um meio de subsistência.

Fui acompanhado desde o início para chegar a onde estou, seguro, com garantia de escoamento de tudo o que produzo, sem receio do futuro, porque houve quem tivesse apostado em mim, pessoas que acreditaram no projeto que apresentei no Proderam 2020 e à Secretaria Regional de Agricultura, e que andam constantemente no terreno.

Portanto, está na hora de retribuir, de agradecer e de incentivar outros jovens como eu de que há futuro na agricultura, que os agricultores já não são um género de parente pobre da sociedade e que é possível ter rentabilidade condigna.

Inácio da Silva