5 Sentidos

Conservatório colabora em ‘Antologia de Educação Artística e Sustentabilidade’

None

A ‘Antologia de Educação Artística e Sustentabilidade - orientações para estratégias de educação ambiental através das artes’, recentemente editada pela Associação de Professores de Educação e Comunicação Visual (APECV), integra dois artigos de colaboradores do Conservatório – Escola Profissional das Artes da Madeira, Eng.º Luiz Peter Clode: Paulo Esteireiro e João Pedro Pereira.

Esta edição pretende mostrar que as artes, pelo seu carácter agrupador de disciplinas e poder de pensar, a longo prazo, futuros difíceis de imaginar a olho nu, são talvez uma das melhores aliadas das ciências e dos objectivos para o desenvolvimento sustentável.

‘Contributos da Educação Musical na Educação para a Sustentabilidade’ é o artigo da autoria de Paulo Esteireiro que se foca em dois campos distintos: uma revisão da literatura sobre o papel da música na transição para culturas de sustentabilidade e a identificação de alguns projetos escolares de destaque, onde se tem procurado envolver as artes, incluindo a música, na educação das crianças e jovens para a sustentabilidade, em atividades extracurriculares e interdisciplinares.

‘Pré́-Produção de um Filme de Animação Sobre o Ambiente’, da autoria de João Pedro Pereira, descreve todo o processo decorrente da atividade lecionada, no ano letivo 2019/20, aos alunos do Curso Livre de Cinema de Animação do Conservatório, cujo produto final resultou no filme de animação ‘Migrantes do Espaço’, premiado em alguns concursos nacionais e internacionais. Neste filme, uma grave crise ambiental irá colocar a existência da raça humana no planeta terra em risco, o que provocará um êxodo migratório pelo espaço em busca de um lar que a aceite. Mas esta é uma realidade que continuará a ser negada até que os humanos realmente despertem para ela.

A ‘Antologia de Educação Artística e Sustentabilidade’ contou com a participação de 35 professores e investigadores, sendo que o prefácio e organização foi da responsabilidade de Teresa Eça, presidente da APECV.

Esta publicação está disponível, de momento, numa versão digital, no sítio oficial da Associação de Professores de Educação e Comunicação Visual (https://www.apecv.pt/pt-pt/antologia_Edu.Artistica_Sustentabilidade), mas está a ser preparada a sua edição seriada impressa para breve.